A inauguração da longamente aguardada estação Vila Sônia deverá ocorrer um pouco mais tarde do que se esperava. Antes prevista para janeiro, a futura estação terminal da Linha 4-Amarela deverá ficar pronta apenas em março, quando o Metrô prevê repassá-la à concessionária ViaQuatro, segundo informação da companhia.

Como havia adiantado o secretário Alexandre Baldy em webinar da Revista Ferroviária na semana passada, os trabalhos estavam sendo afetados por dificuldades com fornecedores estrangeiros por conta da pandemia do coronavírus. O responsável pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, no entanto, afirmou na ocasião que uma reunião ocorreria em agosto para definir se haveria ou não a postergação do cronograma.

Apesar de a informação ser oficial, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, afirmou nesta terça-feira a um seguidor no Instagram que a previsão de conclusão da obra continua como dezembro, mas voltou a deixar em aberto o mês de inauguração, apenas citando o primeiro semestre de 2021.

Demanda de passageiros elevada

Em imagens recentes das obras, é possível notar que há ainda várias áreas da estação com obras civis brutas ainda não concluídas. As bases onde serão assentados os trilhos já estão em fase final de preparo em parte dos túneis. Vídeo publicado nesta quinta-feira pela STM faz percurso do passageiro desde a superfície e revela como serão as plataformas da estação (veja no final).

A cobertur do terminal de ônibus de Vila Sônia: movimento de quase 90 mil passageiros por dia (CMSP)

Vila Sônia irá prolongar a Linha 4-Amarela em cerca de 1.400 metros e aproximá-la um pouco mais de regiões populosas e carentes de transporte de qualidade, algo que já teve um ganho imenso após a abertura da estação São Paulo-Morumbi. Até então, os usuários que pretendiam utilizar o ramal precisavam ir até a estação Butantã, pouco antes da região da Marginal Pinheiros.

A inauguração da estação deverá fazer com que a Linha 4-Amarela se aproxime de um milhão de passageiros por dia.  Segundo o Metrô, a nova parada, que deve receber várias linhas de ônibus da região por conta de um imenso terminal também em finalização, terá um movimento em dias úteis de nada menos que 86.620 pessoas, ou mais do que o estádio do Morumbi lotado. Isso fará dela a mais movimentada da linha quando se exclui as estações conectadas a outros ramais.