Consulta pública do Trem Intercidades até Campinas deve ocorrer entre outubro e novembro

Afirmação foi feita por membro do governo Doria em evento de mobilidade nesta semana. Projeto prevê investimento de mais de R$ 7 bilhões
Trem regional (Alstom)

O projeto de concessão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, associado ao serviço Intermetropolitano e à Linha 7-Rubi, deverá ser levado para consulta pública entre outubro e novembro, revelou uma representante do governo Doria nesta quinta-feira, 10. Falando no evento Connected Smart Cities & Mobility, Gabriela Engler apresentou os principais projetos de concessão planejados pela atual gestão, como a das linhas 8 e 9 da CPTM.

Ao explicar a PPP do TIC, Engler revelou que que próxima etapa do projeto será a consulta pública, quando vários documentos e estudos serão divulgados pela CPTM a fim de que o mercado e a sociedade possam analisar e opinar sobre sua modelagem.

Embora resumida, a apresentação traz a estimativa de investimento no projeto, de R$ 7,2 bilhões, valor que poderá mudar já que o governo está revisando os custos por conta do impacto da pandemia do coronavírus.

O slide divulgado confirma a informação revelada pelo presidente da CPTM, Pedro Moro, de que a Linha 7-Rubi passará a funcionar apenas entre Barra Funda e Francisco Morato quando a concessão estiver funcionando em sua plenitude. O ramal passará a ter 35 km e 13 estações, numa estrutura mais parecida com outras linhas da companhia – hoje a Linha Rubi mistura características metropolitanas com distâncias regionais ao atende Jundiaí, já fora da Grande São Paulo.

Trem Intercidades deve ser levado à consulta pública no mês que vem ou novembro (Reprodução)

Essa tarefa será assumida pelo Trem Intermetropolitano, um serviço parador com nove estações e 65 km de extensão entre Francisco Morato e Campinas. Já o TIC possuirá 100 km e três estações – Barra Funda, Jundiaí e Campinas com tempo de viagem estimado em uma hora.

A consulta pública pode demorar cerca de dois meses se repetir o que ocorreu com a concessão das linhas 8 e 9. Nesse caso, o período de consulta foi de 28 de fevereiro a 30 de abril, após uma prorrogação. Após isso, o projeto deverá ser analisado e finalizado para aprovação junto a outras áreas do governo antes de ter o edital publicado em 2021.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
9 comments
  1. Espero estar enganando, mas tomara que esse projeto não seja outra Linha 13, onde se imaginou uma alta demanda e no final as pessoas não migraram dos atuais serviços para os trens. É importante que traga vantagens significativas em relação aos seus concorrentes, no caso, carro e ônibus, se não for assim, melhor investir os recursos na melhoria da malha metropolitana mesmo.

    1. Calma cara, a Linha 13 ainda não está fadada ao fracasso, com o seu prolongamento Guarulhos a dentro, e talvez mais uma estação intermediária entre Engenheiro Goulart e CECAP a demanda aumente.

      1. A demanda da linha 13 só vai aumentar com essas expansões que vc falou e quando ela finalmente se integrar a alguma linha de metrô mais próxima do centro de SP e tiver uma integração melhor entre o terminal do aeroporto e a estação Aeroporto Guarulhos (people mover por exemplo)

    1. É, gastar 7,2 bi e enfiar o serviço numa estação já cheia e limitada só é aceitável se for provisório.
      GESP precisa executar o hub Água Branca e pensar nova Estação multimodal no CEAGESP – que vai sair dali.

  2. A concessão da Linha 7-Rubi, está bem melhor que a concessão das Linhas 8 e 9. O que passa na cabeça da CPTM e do GESP em não incluir o Intercidades para Sorocaba na concessão da 8 e 9? Dizer que prolongaria o prazo é o melhor argumento? Desculpe, mas já está demorado, e quando sair ficará com cara de projeto mal feito. (Aliás, já está)

  3. Por que a CPTM, ou o estado não compra a máquina de fazer ferrovias, e resolve vários outros problemas do estado em ferrovias? Pq ao meu ver, a exemplo da linha 8 até sorocaba, ferrovias precisam de troca de dormente periódica. Quando da troca de dormentes, já deveriam a muito tempo ver a padronização. Quantas vezes trocaram os dormentes de bitola métrica pelo de mesmo tamanho?

  4. Ferrovia pode trazer, além da tarifa que as pessoas pagam. mas desenvolvimento em forma de empregos, indústrias, impostos, foi assim q a ferrovia transformou muitas cidades do interior paulista. Ferrovia não pode ser pensada como só quantos passageiros vou levar, mas sim a sua presença ou ausência desenha toda a economia de a regiao

Comments are closed.

Previous Post

Bombardier recebe aumento de R$ 1 milhão em projeto do Metrô que deveria ter sido concluído em 2014

Next Post

Licitação do projeto básico da Linha 19-Celeste do Metrô é anulada pelo TCE

Related Posts