Obras da extensão da Linha 9-Esmeralda são retomadas

Agora com verbas federais linha da CPTM teve trabalhados fatiados e tem promessa de inauguração no segundo semestre de 2019
Plataforma da estação Mendes (Oficina do Desenho)

O governador Márcio França (PSB), que assumiu após a renúncia de Geraldo Alckmin no dia 6 de abril, autoriza nesta terça-feira (17) a retomada das obras da extensão da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Os trabalhos, no entanto, serão reiniciados em partes já que o governo do estado depende de repasses federais para pagar a obra.

Nessa primeira fase serão assinados os contratos de construção de quatro viadutos necessários para organizar o trânsito na região. Eles contam com R$ 25 milhões liberados pelo Ministério das Cidades assim como o contrato para implantação de energia elétrica para alimentar 4,5 km de trilhos que serão acrescentados ao ramal.

A extensão ao sul da Linha 9 que acrescentará as estações Mendes-Vila Natal e Varginha foi iniciada em 2013 e paralisada no final de 2016. A razão foi burocrática, segundo a gestão Alckmin: a obra contava com verbas do PAC mas a licitação foi feita por um modelo incompatível com o programa federal e por isso não recebeu nenhum centavo da União. Com isso, o governo do estadual decidiu rescindir contrato com os consórcios que tocavam a extensão apenas com recursos do estado.

Agora, em vez de licitações globais, a CPTM está lançando editais específicos para cada projeto. O mais recente envolve o Lote 1 que engloba finalizar a estação Mendes e também parte das vias. O leilão deve ocorrer em maio e as obras, no segundo semestre, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos.

O custo total da extensão é de R$ 945 milhões dos quais R$ 500 devem ser repassados pelo governo federal numa rada contribuição a fundo perdido para o estado de São Paulo. A estimativa da CPTM é que o acréscimo das duas estações vá elevar o movimento de passageiros dos atuais 620 mil usuários/dia para 730 mil/dia.

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14 comments
  1. Ótima notícia, pois já passou da hora da CPTM e do Governo do Estado de São Paulo concluírem essa tão necessária expansão para os moradores do extremo sul!
    Com essa ampliação da linha 9 Esmeralda até Varginha seria importante o Governo do Estado de São Paulo, o Metrô e a CPTM modernizarem também a Estação Santo Amaro que hoje tem uma transferência entre o Metrô e a CPTM muito complicada e até desorganizada principalmente nos horários de pico!
    Provavelmente haverá um aumento considerável de usuários da linha 9 Esmeralda vindo do extremo sul desembarcando na estação Santo Amaro por causa da expansão da linha 5 Lilás do Metrô para as Linhas 1 Azul e 2 Verde, pois esses usuários não mais irão necessitar ir até a estação Pinheiros para fazer a transferência com a linha 4 Amarela para ter acesso ao Metrô.
    Parece que hoje a Estação Santo Amaro passa por processo de tombamento do Patrimônio Histórico de São Paulo que segundo as autoridades sua configuração não pode ser mudada e por isso cria várias dificuldades para qualquer sugestão de melhorias ou modernização naquela estação, mas o curioso é que recentemente (Mais ou menos uns dois anos atrás) foi construída na própria estação Santo Amaro da CPTM uma rampa de acesso para a ciclovia da Marginal do Rio Pinheiros…

      1. Olá, João, tudo bem?! A minha dúvida seria se a iniciativa privada bancaria com os custos das obras de modernização da estação Santo Amaro somente nas dependências do Metrô ou se essas obras poderiam também se estender para as dependências da CPTM? Não sei se no contrato do consórcio Via Mobilidade existe uma cláusula prevendo e especificando essa diferenciação, pois acredito que não seria totalmente satisfatório modernizar a parte do Metrô e deixar a parte da CPTM de forma obsoleta. Acredito que direta ou indiretamente uma parte da estação interfere na outra, principalmente no fluxo de passageiros!
        Obrigado por sua gentileza!!
        Abraços

    1. Acho q depois q lilás tiver pronta o fluxo da estação sto amaro deve cair bastante, até pq hj o pessoal usa ela muito por causa da ligação com a linha amarela

      1. Francisco, também concordo que o fluxo da estação Santo Amaro vai diminuir com a conclusão da expansão da linha 5 Lilás, mas essa redução nesta estação acho que só vai ocorrer com relação aos usuários que vem do sentido Capão Redondo, pois quem vem de lá realmente não terá mais que desembarcar em Santo Amaro para fazer a transferência com a CPTM e ir até Pinheiros para posteriormente na linha 4 Amarela acessar as outras e demais linhas do Metrô! Só que o mesmo motivo que fará ter essa redução para quem vem do Capão Redondo servirá também para ter um aumento da demanda na estação Santo Amaro para quem vem do sentido Grajaú da linha 9 Esmeralda da CPTM, pois estes usuários do Grajaú (Assim como os do Capão Redondo) também não terão que ir até a estação Pinheiros, pois possivelmente irão desembarcar em Santo Amaro para posteriormente na linha 5 Lilás acessar as outras e demais linhas do Metrô, sendo que no futuro a linha 9 Esmeralda será ampliada até o Varginha! Ao meu ver a estação Pinheiros será a estação que terá uma queda mais acentuada no fluxo de passageiros, mas Santo Amaro continuará ainda a ter um grande fluxo! O problema é que a distância percorrida pelo passageiro em Pinheiros para fazer a transferência entre as estações é muito maior do que em Santo Amaro. Só que em Pinheiros a organização é melhor, pois o acesso é mais moderno e os corredores são maiores! Em Santo Amaro a transferência em horários de pico é complicada, pois os corredores são muitos estreitos!
        Abraços

  2. Só mudaria o texto, de “rara” para “raríssima”, a contribuição que o GF dá como fundo perdido ao estado de SP, rsss… É um absurdo imaginar como poderia estar nossa malha metro-ferroviária se o GF devolvesse apenas pequena parte da “ajuda” que recebe daqui.

  3. Alguém sabe informar quanto a empresa contratada cobrou pelas obras deste edital? Procurei no site da CPTM mas eles não informam o valor, informaram somente a empresa que conseguiu o contrato. Já dei uma olhada no edital, mas o mesmo não possui valores.

  4. Esta semana os TRIBUNAIS anularam os Processos contra CARTÉIS por decurso de prazos . Passou o tempo , passou o tempo e os processos não foram julgados … Diz a Escritura “E TU QUE JULGAS FAZES O MESMO ? ” .
    Tenho me debruçado em uma pesquisa sobre Vereadores, Deputados Estaduais e Senadores, sim e vejo que muitos Países Democráticos (esta palavra tão desfigurada) NÃO EXISTEM ESTES PAPÉIS SOCIAIS DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA . Então por averiguação no BRASIL vemos que estes poderiam sim ser extintos , ou ser diminuído o número de componentes no SENADO , CAMARAS MUNICIPAIS E PARLAMENTOS ESTADUAIS pois a população possui sim grupos representativos que fazem estes papéis (Sociedade amigos de Bairros, Conselhos, etc…) e o mais importante é que Governos já administram dividindo o ESTADO (em nosso caso aqui,SP) ou PAÍSES e até os MUNICÍPIOS por REGIÕES ADMINISTRATIVAS . Exemplo , temos 94 DEPUTADOS ESTADUAIS E MUITAS VEZES SE CONCENTRANDO EM MUITO EM APENAS UMA REGIÃO , LOGO , SÃO ESPERTALHÕES EM UM SISTEMA QUE NÃO FUNCIONA MAIS NA MANEIRA ADEQUADA .
    A linha 9 Esmeralda é um belo exemplo disto ,pois há um ôba ôba em cima mas para resolver não se vê um só DEPUTADO , apenas surgem na hora das fotos inaugurais ou , como agora , NA PROMESSAS PRÓXIMAS AS ELEIÇÕES . Quanta covardia com o povo ! quanta pilantragem !
    APENAS POLITICAGEM E NUNCA FOI POLÍTICA , ENTÃO ESTES SENHORES DEVEM SER REGIONALIZADOS E DIMINUÍDOS EM NÚMEROS , ISTO SE MELHOR NÃO SERIA A EXTINÇÃO DESSAS FALSAS E COVARDES CÂMARAS E PARLAMENTOS.
    OBRIGADO POR SUA DISPOSIÇÃO EM RESPONDER AS QUESTÕES. MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO.

  5. E hoje, 18 de junho. Ainda não tem nenhum movimento mostrando que as obras foram retomadas. Estação está abandonada.

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