Em pré-operação desde o dia 12, o Aeromovel do Aeroporto de Guarulhos poderá ser experimentado por qualquer pessoa interessada, revelou a Aerom, líder do consórcio que implanta o sistema sobre trilhos.
A ideia, segundo relato a um jornal, é abrir inscrições a partir de fevereiro para que interessados em acompanhar os testes possam conhecer o veículo e realizar uma viagem no percurso de 2,7 km.
Até lá, o People Mover, como também é chamado, deverá passar a circular em testes também aos sábados em períodos mais longos.
Atualmente, a pré-operação se limita a 6 horas e com apenas um veículo dos três existentes.
A operação normal contará com dois trens de dois carros que percorrerão as quatro estações em 6 minutos, cada um em um sentido.

A inauguração do sistema, que substituirá os ônibus, ainda não tem data certa. Segundo a Aerom, é preciso obter uma certificação operacional para garantir a segurança.
Propulsão pneumática
O People Mover está um ano atrasado do cronograma original. Chegou-se a esperar pela estreia em agosto do ano passado e depois em dezembro. As obras e implantação de sistemas foram concluídas no final do ano.
Operado por meio de propulsão pneumática, o Aeromovel não leva motores, apenas uma vela como a de um barco que fica instalada na parte inferior e recebe ar canalizado sob pressão em um túnel abaixo dos trilhos.
A tecnologia foi inventada por Oskar Coester, um engenheiro que trabalhou na Varig e em 1970 tornou-se um empreendedor.

O Aeromovel, no entanto, só teve um projeto implantado em Jacarta, na Indonésia, e no People Mover do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre – a cidade chegou a ter também uma linha de testes, já desativada.
O criador do Aeromovel, no entanto, faleceu em 2020, antes de ver o sistema estrear no maior aeroporto brasileiro.