Alckmin joga atraso da Linha 18 no ‘colo’ do governo federal

Governador diz que obra só depende da União para começar, mas Ministério da Fazenda garante que não há pendência
Estações da Linha 18 terão plataformas laterais em vez de centrais
Estações da Linha 18 terão plataformas laterais em vez de centrais
Estações da Linha 18 terão plataformas laterais em vez de centrais
Estações da Linha 18 terão plataformas laterais em vez de centrais

Depois dos desentendimentos entre o governo do estado e gestão de Dilma Rousseff, que de uma parceria com recursos do PAC se transformou num embate em que até o monotrilho teve sua viabilidade questionada, agora, com o governo Temer supostamente aliado da gestão Alckmin, a situação da Linha 18-Bronze continua sem solução.

Nesta semana, o governador decidiu jogar para o governo federal a culpa pelo atraso do projeto, que ainda não começou apesar de licitado há meses: “Nós aguardamos o financiamento federal. Não temos como executá-la se não tivermos o financiamento. O Ministério da Fazenda e a Secretaria do Tesouro Nacional ainda não deram um posicionamento”, disse Alckmin ao jornal Diário do Grande ABC.

A informação, no entanto, foi contestada pelo Ministério da Fazenda que não há empecilhos para que a obra siga em frente. A questão envolve a renegociação da dívida dos estados, o que permitiria ao governo de São Paulo contrair um novo empréstimo para financiar cerca de 400 milhões de reais em desapropriações. O problema agora é que a lei complementar que define a mudança no cálculo da dívida está parado no Senado.

Enquanto isso, o consórcio VEM ABC, responsável pela PPP, segue com os projetos executivos, enquanto espera que governo entregue os terrenos necessários para a construção da linha, que terá cerca de 15 km, 13 estações e demanda estimada em 314 mil pessoas transportadas por dia.

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