Na última semana a CPTM realizou obras para a retirada de uma escada fixa na estação Luz. Esta escada dava acesso aos sanitários da estação e se localizava na confluência do corredor de integração e de um dos saguões subterrâneos.
O site passou pelo local antes, durante e depois das obras e traz as principais mudanças ocasionadas com a remoção da escada.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Antes de tudo, é necessário saber que a remoção da escada faz parte da mesma licitação que prevê a implantação de um novo túnel ligando a estação da CPTM com a estação da ViaQuatro.
Antes das obras, passar pelo local em horário de pico era bastante complicado. A transferência entre Metrô e CPTM era bastante saturada e a escada acaba servindo como tampão onde, depois do passageiros cruza-la (indo sentido Linha 4), o fluxo melhorava.
Para quem seguia para a CPTM muitas vezes enfrentava uma marcha a passos lentos, quando o fluxo não ficava paralisado.
Durante as obras, que ocorreram durante um feriado prolongado, o que se via no ar era bastante poeira e barulho. Apesar da urgência em remover a escada, o procedimento causou bastante desconforto em quem passava pelo local.
Após o término das obras a escada foi completamente removida, restando apenas uma pequena “cicatriz” que pode ser vista no chão da estação. A partir deste momento são notáveis as melhorias.
Trafegando pelo ambiente no horário de pico é possível realizar a travessia com maior fluidez. A transferência continua cheia, já que o volume de passageiros pouco mudou, mas a retirada da interferência fez grande diferença.
Isso mostra que, às vezes, pequenas mudanças como a retirada de uma escada, tem impacto significativo na qualidade de vida nas estações. Com a conclusão do novo túnel de transferência o fluxo deve melhorar ainda mais, permitindo com que os passageiros que tenham como origem ou destino a Linha 4-Amarela tenham um deslocamento mais rápido em suas transferências.
