Baldy confirma intenção de conceder todas as linhas da CPTM à iniciativa privada

Trens da Linha 11-Coral (GESP)
Trens da Linha 11-Coral (GESP)

Pela primeira vez, o governo Doria confirmou planos de conceder todas as linhas da CPTM à iniciativa privada. A intenção foi revelada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em seu perfil no Twitter neste fim de semana.

Estaremos concedendo as Linhas 8 e 9 da CPTM em alguns meses. Logo abriremos a concessão da Linha 7+Trem InterCidades São Paulo-Campinas, eventualmente incluindo a Linha 10. E ainda devemos abrir concessão das Linhas 11, 12 e 13, depois desta inacreditável greve“, afirmou o responsável pela STM em resposta a um seguidor que discutia a paralisação parcial promovida pelos sindicatos dos ferroviários na semana passada.

O site já vislumbrava essa possibilidade desde abril quando ocorreu o leilão de concessão das linhas 8 e 9. Na ocasião, nossa percepção era de que seria questão de tempo para que a gestão Doria encaminhasse o repasse de toda a malha sob responsabilidade da CPTM para a iniciativa privada.

Não demorou para que surgisse então o primeiro movimento nessa direção quando revelamos com exclusividade que a CCR, atualmente líder das principais concessões sobre trilhos no Brasil, fez uma proposta para estudar a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Linhas 11, 12 e 13: concessão à iniciativa privada

A manifestação de interesse feita em maio ao governo estadual prevê que o estudo leve cerca de 150 dias e custe R$ 5 milhões. Se for considerado válido, o projeto será usado como base para desenvolvimento do edital de concessão no futuro.

Numa prévia do potencial da concessão, a CCR estimou investimentos de R$ 3,5 bilhões e custo operacional de R$ 20 bilhões num horizonte de 30 anos. As três linhas ganhariam alguns quilômetros extras, estações e redução do intervalo para até 2 minutos.

Fim da CPTM

Caso esse projeto seja viabilizado, restaria apenas a Linha 10-Turquesa nas mãos da CPTM, mas Baldy voltou a citar que o ramal pode entrar no projeto do Trem Intercidades. Não está claro, no entanto, como isso será feito já que até aqui todas as apresentações e documentos divulgados pelo governo não incluíram a Linha 10.

A Linha 10-Turquesa deverá ser incluída na concessão do TIC (CPTM)

O TIC está prestes a ter suas audiência e consulta públicas divulgadas, onde constarão o edital de concessão e detalhes do projeto. Será o momento de entender como a Linha 10 se encaixaria num plano que é gestado há vários anos apenas com a Linha 7-Rubi.

Se tudo correr como pretende o governo Doria, a CPTM, surgida em 1992 como herdeira das antigas ferrovias da CBTU e Fepasa, sairia de cena na hipótese mais provável. Se isso pode ser o fim das greves, no entanto, ainda não é possível afirmar.

Previous Post

CPTM prorroga em 5 meses obras de restauro da estação Luz

Next Post

Empresa a ser contratada pelo Metrô terá missão de fazer da Linha 20-Rosa um grande negócio

Related Posts