O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse nesta quinta-feira, 5, em palestra a empresários a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que as obras para a construção do “People Mover” que ligará a estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, aos terminais de embarque, devem ter as obras iniciadas em até 90 dias.
Sem apontar um fato concreto, Baldy afirmou acreditar que “em 60 a 90 dias o consórcio do aeroporto vai começar aquela obra”.
O executivo chefe da STM também culpou a GRU Airport pela não execução do projeto, eximindo o ex-governador Geraldo Alckmin de não ter levado a Linha 13 até os terminais. “É responsabilidade do Aeroporto de Guarulhos ter realizado o People Mover”, disse Baldy, que ainda lembrou que o sistema foi acordado com a Infraero no começo da década passada.
Ele explicou aos presentes que a Linha 13-Jade sempre teve como objetivo atender o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos, e não seguir até dentro dos terminais do aeroporto.
No último dia 27 de julho, a direção da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou por unanimidade a alteração do contrato de concessão da GRU Airport com o Governo Federal que viabliza a construção por parte da concessionária do monotrilho e a mesma poderá abater o valor do saldo a pagar ao governo (veja detalhes aqui).

No entanto, a minuta ainda terá de ser aprovada pelo Ministério da Infraestrutura, aceita pela GRU Airport e autorizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O processo, no entanto, não teve evolução desde maio, segundo histórico do órgão.
Não foi a primeira vez que Baldy fez uma previsão de um desfecho para o People Mover. No final do ano passado, ele havia preconizado o início das obras para janeiro deste ano após o Ministério da Infraestrutura enviar ofício à ANAC autorizando a execução do projeto.
Ocorre que a GRU Airport reluta em aceitar a proposta defendida pelo governo, que envolve executar a implantação do Aeromovel, do consício AeroGRU. O impasse seguia impedindo uma solução até tempos atrás.