O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta quinta-feira (30) a concessão à iniciativa privada do metrô de Belo Horizonte, que hoje é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Na última segunda (27) foi aprovado um projeto de lei que prevê a abertura de crédito especial de R$ 2,8 bilhões para expandir o metrô da capital mineira.
Desse valor, R$ 1,6 bilhão deve ser utilizado para quitar as dívidas da atual administração e para parte da construção de uma nova estação e modernização da Linha 1 (Novo Eldorado). A verba restante, de R$ 1,2 bilhão, será utilizada para a implantação da Linha 2 – o governo do estado deve entrar com outros R$ 428 milhões para o projeto.
A Linha 2 em sua fase inicial prevê a construção de sete estações entre o Barreiro e o Calafate, com 10,5 km de extensão. O investimento estimado pelo BNDES, no entanto, é maior do que a verba já liberada: R$ 3,8 bilhões.
O edital para a concessão do metro de Belo Horizonte deve ser lançado até março de 2022.
Promessa de mais de 20 anos, a Linha 2 ainda não tem um cronograma de início de obras nem de entrega.