Chegada da ViaMobilidade já traz reflexos nos trens e funcionários da CPTM

Nova concessionária das linhas 8 e 9 iniciará treinamento dos seus funcionários a partir desta semana enquanto a CPTM realoca diversos trens entre os ramais, de acordo com o esquema proposto na concessão
Composição partindo da estação Grajaú (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 iniciará nesta semana a segunda etapa da fase pré-operacional da concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Após os primeiros 60 dias de treinamentos com os multiplicadores da empresa, os funcionários de linha de frente passarão a ser capacitados ao longo dos próximos três meses. Ao mesmo tempo, mudanças na frota de trens começam a ser implantadas na CPTM indicando um período de grande movimentação.

Durante os primeiros dois meses de contrato, a CPTM ofereceu treinamentos aos funcionários da ViaMobilidade Linhas 8 e 9. Esses funcionários especializados serão os multiplicadores que terão a  responsabilidade por repassar o conhecimento sobre as linhas, estações, equipamentos e sistemas para o restante dos funcionários ao longo dos próximos 90 dias.

Durante a primeira etapa, a concessionária teve que realizar uma série de planejamentos que envolvem o modelo estratégico de operação e de manutenção. Esses modelos deverão ser gradativamente implantados de forma que as primeiras mudanças administrativas e gerenciais passem a ser efetivadas.

O prazo para a entrega dos planos de operação e manutenção segundo o contrato é de 90 dias, ou seja, ele deverá ser submetido ao poder concedente até o dia 30 de setembro.

Trem da série 8500 deslocado temporariamente para a Linha 8 (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Ao mesmo tempo, a concessionária deverá preparar os planos de segurança operacional, plano de seguros e plano de investimento para que possam ser apreciados e aprovados pelo poder concedente. O prazo de entrega destes planos tem como data marco o dia 30 de novembro. O site fez um artigo detalhado sobre as três etapas da fase pré operacional.

Dança das cadeiras entre os trens da CPTM

Enquanto a Via Mobilidade inicia o treinamento de seus funcionários, a CPTM inicia uma mudança robusta na frota de trens que operam nas demais linhas. As principais mudanças ocorreram nas Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral.

A principal alteração na Linha 11-Coral é a chegada dos trens da Série 8000 provenientes das linhas 8 e 9. Por razões contratuais (PPP CTrens), estes trens deverão ser deslocados para as demais linhas da CPTM. A previsão é de que, gradualmente, todas as composições desta série venham a operar na Linha 11.

Série 8000 prestando serviços na Linha 11-Coral (Guilherme Forte)

Já nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, a principal mudança é o início da operação dos trens da Série 8500. Das 35 composições operacionais, oito serão repassadas para a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, enquanto o restante dos trens poderão atuar no Serviço 710.

Cabe lembrar que todos os trens das séries 7000 e 7500 deverão ser repassados para a concessionária, alguns deles em caráter temporário. Fizemos um artigo explicando como será feita a realocação da frota para a Via Mobilidade Linhas 8 e 9 durante esse período.

Série 8500 prestando serviços na Linha 10-Turquesa (The Railway)

A partir do próximo mês os passageiros deverão se deparar com mudanças na frota de trens, bem como na presença de funcionários da concessionária nas linhas 8 e 9. O início da fase de treinamento veio acompanhada de mudanças no corpo de funcionários das concessionárias administradas pela CCR que realizou realocações estratégicas, bem como a contratação de centenas de novos funcionários. A expectativa é de que, gradualmente, um novo modelo de gestão passe a vigorar nas linhas recém concedidas.

Total
6
Shares
5 comments
  1. A manutenção do 8000 ex L8 e L9 e feita pela caf não pela ctrens que dono da Itapemirim rodoviária e Ita

    1. Olá, Tiago, a CTrens pertence à CAF. Já o dono da Itapemirim possui a T’Trans, ok? Abraços

  2. Já que o Pátio de Presidente Altino será repassado para a Via Mobilidade, a CTrens atuará onde? No Patio Brás, Bresser?

  3. E os trens metropolitanos que irão partir pra Sorocaba sair de osasco? Procede informações pois seria bom pra osasco

  4. Esperamos que melhorem as condições da linha 12 Safira , como trens novos , espaço entre os trens de 3 em 3 minutos como prometido…

Comments are closed.

Previous Post

Com tema ‘Trilhos para um futuro sustentável’, 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária ocorrerá em setembro

Next Post

Metrô irá substituir pisos de nove estações da Linha 3-Vermelha

Related Posts