Com 23 trens atrasados, ViaMobilidade recebe trem com defeito de fabricação

Novos trens então chegando com defeitos (Jean Carlos)
Novos trens então chegando com defeitos (Jean Carlos)

Um dos principais investimentos no contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, é a aquisição de 36 novos trens. Para além dos atrasos no cronograma de entregas, alguns trens estão sendo recebidos com defeitos de fabricação.

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Defeitos de fabrica

Um vídeo recentemente divulgado pelo perfil ViaImobilidade, e que circula pelas redes sociais, mostra uma falha de montagem no console do maquinista.

No vídeo é possível ver que os botões do painel estão invertidos. Um dos funcionários pressiona o botão para buzina, mas apenas se escuta o som do encanamento de ar.  Já ao pressionar o botão de desacople, o som da buzina é emitido, indicando uma possível inversão dos comandos.

Em alguns trens existe a função de desacople frontal e desacople intermediário. Não é possível indicar qual função está sendo executada, mas, em caso de imperícia do condutor uma falha de grandes proporções poderia ocorrer no momento de reboque de um trem, por exemplo.

Geralmente os trens, assim que são recebidos, passam por um processo de testes de comissionamento. Nesta etapa são verificadas diversas funções do trem para garantir que os mesmos possam operar sem grandes falhas.

Cabine do novo trem da ViaMobilidade (Jean Carlos)
Cabine do novo trem da ViaMobilidade (Jean Carlos)

23 trens atrasados

O cronograma de entregas de trens para a ViaMobilidade está completamente atrasado, sendo impossível cumprir as exigências no contrato. Durante a apresentação no CCR Day 2023, a concessionária afirmou que iria discutir este atraso junto a Alstom.

Segundo o contrato de concessão, a ViaMobilidade já deveria ter recebido 28 trens da Alstom em seu pátio, sendo que 19 deles deveriam estar em serviço nas linhas 8 e 9.

A realidade, porém, é frustrante. Apenas cinco composições chegaram em Presidente Altino e três delas estão em operação. O atraso de 23 trens pode indicar, por um lado, exigências contratuais muito fortes por parte do governo, ou por outro, uma capacidade muito baixa da fabricante em entregar os trens.

Série 8900 da ViaMobilidade (Jean Carlos)
Série 8900 da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Trens da CPTM retidos com a ViaMobilidade

Enquanto a entrega de novas composições está atrasada, diversos trens da CPTM estão retidos junto à concessionária. São eles: sete trens da série 8500, oito trens da série 7500 e 19 trens da série 7000.

Algumas das composições estão passando pelo processo de revisão de Nível F, realizada a cada 1,2 milhão de quilômetros percorridos. Segundo o contrato de concessão, 16 trens já deveriam ter sido devolvidos, preferencialmente os das séries 8500 e 7500, que são mais novos.

Linha 9-Esmeralda deverá operar com restrições (Jean Carlos)
Linha 9-Esmeralda opera com trens da CPTM (Jean Carlos)

Um acordo foi assinado para permitir o empréstimo remunerado destes trens. Não se sabe exatamente qual o prazo e o valor cobrado pela CPTM à concessionária. O site questionou a estatal, mas não obteve resposta.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) enviou posicionamento ao site quanto a questão abordada:

“A Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP) esclarece que acompanha todo o processo de implementação dos novos trens adquiridos pela concessionária ViaMobilidade, fabricados pela Alstom. O trem que aparece no vídeo não está em operação comercial, pois ainda está cumprindo a fase de teste estático, que é acompanhada e monitorada pela Comissão. Nenhum trem é liberado para circular sem atender os requisitos estabelecidos pelas normas brasileiras e europeias de segurança.

Antes de entrar em circulação, as composições da série A05 passam por testes operacionais que incluem a verificação de todos os aspectos de segurança, sendo a primeira avaliação na fábrica da Alstom. Após chegarem ao Pátio de Presidente Altino, novos testes são realizados na presença do fabricante e da concessionaria. O processo de verificação também é certificado por um auditor independente.”

A ViaMobilidade também se posicionou por meio de nota, informando que os trens passam por bateria de testes de segurança:

“O trem A05, assim como todas as composições adquiridas, passa por intensa bateria de testes operacionais, incluindo a verificação de todos os aspectos de segurança, antes de entrar em circulação. O início da operação do A05 está previsto para o mês de novembro.”

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