Confira algumas inovações e soluções ferroviárias apresentadas na NT Expo 2023

Realizado no começo do mês, evento é um dos mais importantes da América Latina e serve como termômetro para a indústria ferroviária
CRRC apresentou nova geração de metrôs (Jean Carlos)

A NT Expo é o maior evento empresarial metroferroviário da América Latina que reúne empresas, fabricantes de trens e fornecedores do setor que tem como principal objetivo oferecer serviços e materiais para as empresas que operam ou constroem ferrovias.

Dentro deste contexto, a exposição é um termômetro que mede, além dos investimentos no setor, a evolução tecnológica de componentes e equipamentos.

O site esteve na exposição, que foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março em São Paulo. Destacamos neste artigo algumas das inovações e produtos que podem fazer a diferença tanto para os operadores, quanto passageiros, que são beneficiados com tais melhorias.

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Railbotic

A empresa trouxe para a NT Expo o veículo de inspeção de via permanente. Este veículo é o mesmo que foi utilizado pela ViaMobilidade para a inspeção das Linhas 8 e 9.

O veículo de inspeção é concebido com uma série de componentes que permitem a realização de diversos levantamentos da via permanente. Em vez de se adquirir um equipamento de grandes proporções, como um carro controle, o veículo de inspeção oferece vantagens em relação ao seu tamanho e preço.

Dentre as principais medições realizadas pelo equipamento estão:

  • Perfil de trilho
  • Geometria de via
  • Gabarito de via 2D e 3D
  • Imagens (Cameras)
  • Avaliação por Inteligência Artificial
  • Geometria de Catenária (Rede Aérea)
  • Inspeção de AMV
  • Mapeamento georreferenciado
  • Uso em diferentes bitolas
  • Moto autônomo (autopropulsionado)

De forma bastante sucinta, o equipamento dispõe de vários sensores que capturam diversos parâmetros importantes para a manutenção das vias.

O mapeamento via satélite consegue apontar a localização de defeitos e o sistema de IA atua como instrumento de manutenção preditiva, gerando economia e melhor gerenciamento na manutenção.

Empretec

A Empretec é uma empresa brasileira sediada em Guarulhos na Grande São Paulo. Atualmente a empresa tem ganhado destaque com o fornecimento de equipamentos de manutenção para a ViaMobilidade e também com a Composição de Manutenção de Rede Aérea fornecido para a CPTM.

Dentre os principais destaques da Empretec estão os veículos rodoferroviários e os veículos de manutenção ferroviários. A empresa possui vários contratos fechados para empresas no Brasil e América Latina.

Stand da Empretec (Jean Carlos)
Stand da Empretec (Jean Carlos)

Os veículos rodoferroviários são adaptações realizadas em caminhões e caminhonetes que passam a desempenhar papel na ferrovia. Seus usos podem ser diversos.

A vantagem destes equipamentos é a ampla possibilidade de personalização, podendo atender a diversos usos. A manutenção é um outro ponto importante uma vez que boa parte das peças são nacionalizadas.

Os veículos ferroviários possuem diversos tipos de utilização. Destacamos aqui o veículo de capina química e os caminhões de linha que foram fornecidos ao Metrô.

Alguns dos veículos incorporam sistemas de controle remoto que possibilitam operar o equipamento e seus componentes de forma segura e precisa. A empresa consegue desenvolver projetos sob medida dependendo das finalidades e utilização.

Veiculo de manutenção fornecido para a ViaMobilidade (Jean Carlos)
Veiculo de manutenção fornecido para a ViaMobilidade (Jean Carlos)

CRRC

A CRRC é uma empresa estatal chinesa que realiza a fabricação de diversos tipos de trens. Foi esta empresa responsável pela fabricação dos trens da Série 2500 da CPTM que operam na Linha 13-Jade.

Durante a NT Expo, a empresa exibiu um vasto portfólio de material rodante. Locomotivas, VLTs, composições para Metrô, trens de longo percurso e inclusive o novo trem de levitação magnética.

Destacamos aqui dois modelos que podem ser bastante viáveis nos próximos anos em São Paulo. Os TUEs regionais são composições de quatro a oito carros que operam em velocidade de até 160 km/h.

A empresa forneceu estes modelos para uma linha que faz a ligação para o aeroporto de Pequim, capital da China. O modelo possui poltronas e capacidade para operação autônoma, além de tomadas USB para o uso dos passageiros. É um modelo que em tese seria viável para o TIC de São Paulo a Campinas.

Outro modelo é a nova geração de trens para metrôs. A CRRC aposta em veiculos que são até 35% mais leves e que conseguem economizar ainda mais energia, inclusive contando com sistemas de captação de energia solar.

Nova geração de metrôs (CRRC)
Nova geração de metrôs (CRRC)

Para além dos benefícios técnicos, os novos trens oferecem uma ambientação bastante agradável. Telas e OLED estão dispostas ao longo de todo o salão e existe a possibilidade de ofertar internet através de uma rede de WiFi dedicada.

Os trens são projetados para operar em até 100 km/h e tem capacidade para 960 pessoas (quatro carros). O nível de automação é o GoA4 (UTO), o mesmo dos trens da Linha 4-Amarela e 15-Prata. O modelo poderia ser um candidato promissor para a licitação de 44 novos trens do Metrô de São Paulo.

Nova geração de metrôs (CRRC)
Nova geração de metrôs (CRRC)

Grupo Boslooper

O Grupo Boslooper é uma empresa brasileira que atua em quatro segmentos, incluindo o ferroviário. A empresa sediada em Curitiba trouxe para a NT Expo soluções tecnologias aplicadas ao território.

Dentre vários projetos apresentados, destacamos duas soluções que propõem facilidade para os operadores ferroviários.

A primeira é o PN Vision. Este produto traz uma série de incrementos tecnológicos para as chamadas passagens em nível. Algumas das suas principais características são a detecção do trem por doppler com redundância de sensores, filmagens por câmeras e captação de eventos, integração com semáforos, gerenciamento remoto e interface para avisos pela web ou celular.

Em suma, a PN Vision agrega um sistema informatizado para o controle gerenciamento das passagens em nível, trazendo maior confiabilidade ao sistema e segurança na operação.

O DQB (Detector de Queda de Barreiras) é um equipamento capaz de detectar interferências do meio externo que possam afetar a operação dos trens. O item basicamente é uma espécie de “muro” com diversos cabos tensionados capaz de verificar se elementos penetraram a área a ser protegida.

O equipamento possui monitoramento remoto de forma que seja possível identificar as interferências em trechos críticos. Ele pode ser utilizado para verificar, por exemplo, quedas de árvores. Numa outra situação o equipamento pode ser utilizado para fins de segurança da faixa de domínio evitando ocorrências de segurança pública.

Sécheron

A Sécheron é uma empresa baseada na Suíça e atua com o fornecimento de equipamentos e sistemas de energia elétrica. Alguns de seus componentes podem ser facilmente encontrados em trens e subestações.

Equipamento para controle de subestação (Jean Carlos)
Equipamento para controle de subestação (Jean Carlos)

Um dos principais destaques da empresa é o sistema para operação e manutenção inteligente, o IOMS. Este produto pode ser aplicado, por exemplo, em sistemas de alta tensão auxiliando na operação e gerenciamento dos ativos.

O IOMS é composto por dois módulos principais. O primeiro é o módulo de operação inteligente que realiza o monitoramento de alarmes e equipamentos, verifica o consumo de energia e consegue analisar falhas em seus diversos aspectos.

O módulo de manutenção realiza funções como agendamento de ações de manutenção com base nos eventos de cada equipamento e também nos tempos previstos pelos fabricantes, organização de cronograma e produção de relatórios técnicos.

Em resumo, o sistema reúne sistemas inteligentes para prever falhas e um módulo de gestão para melhor organização das atividades.

CAPI

A CAPI Controle e Automação é uma empresa sediada em Americana, no interior de São Paulo. A empresa traz soluções simples, mas bastante eficazes no que tange a medição de equipamentos ferroviários.

Destacamos dois equipamentos bastante promissores. O primeiro deles é o perfilômetro de trilhos a laser. Este equipamento pode realizar a medição do formato dos trilhos para verificar seu desgaste.

As medições são realizadas por um equipamento estacionário com sensor a laser que captura os dados com precisão de até 0,1 mm. Destaca-se a velocidade de medição, que é realizada em apenas três segundos.

O segundo item é o perfilômetro de rodas a laser. Usando a mesma lógica do primeiro equipamento, este consegue realizar a medição do perfil das rodas e inclui ferramentas como o cálculo de torneamento mínimo para a recuperação do perfil ideal.

Em ambos os equipamentos os dados são armazenados e podem ser comparados com os perfis de referência. No geral, os produtos geram maior agilidade e precisão nas ações de aferição.

Metrô Consulting

Por último destacamos a presença do Metrô de São Paulo através do Metrô Consulting. A ideia é que a estatal possa fornecer serviços para outras operadoras de transporte em diversas áreas.

Os destaques da consultoria feita pelo Metrô estão na análise econômica e financeira, projetos de engenharia, metodologias de gestão, operação e manutenção em âmbito metroferroviário.

Metrô apresentou seu sistema de monitoramento de ativos (Jean Carlos)
Metrô apresentou seu sistema de monitoramento de ativos (Jean Carlos)

Durante a NT Expo a empresa expôs o seu sistema de gerenciamento de manutenção e controle de ativos, o mesmo que está implantado no novo CCM. A ideia é reforçar o papel e a expertise do Metrô no gerenciamento de sistemas de transporte sobre trilhos.

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  1. Estive lá no dia 1 de março, vi tudo isso e entrei no Prosper VLT da Marcopolo e soube que o Chile encomendou algumas unidades quase iguais aquela que estava na feira, mas a que foi testada no Rio Grande do Sul está lá parada ainda aguardando a definição do que vão fazer com ela! Deveriam levar aquele VLT para ser testado no Rio de Janeiro nos ramais de Guapimirim, Vila Inhomirim e Magé, pois o governador e o pessoal da SuperVia manifestaram interessante em implantar VLTs a diesel naqueles ramais e o Prosper VLT seria o ideal na modernização deles, fora a intenção de retomar o trem para Petrópolis, mas se a Marcopolo puder adquirir a expertise para trens leves e modernos de montanha como a suíça Stadler, aí poderia participar dessa concorrência também!

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