A CPTM realizou nos dias 13 e 17 de agosto o julgamento das propostas técnicas das licitações de supervisão e apoio para as obras de extensão da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda. As empresas selecionadas serão responsáveis por realizar o gerenciamento das obras e o suporte técnico necessário à execução dos empreendimentos.
A expansão da Linha 13-Jade também abrirá caminho para a extensã da Linha 11-Coral que atualmente liga a estação da Luz até a estação de Estudantes no município de Mogi das Cruzes. O novo trecho tem potencial de ampliar a demanda de passageiros que tenham como destino ou origem a estação Palmeiras-Barra Funda, além de criar de forma definitiva um trajeto que também contemple as estações Luz e Brás, diminuindo a quantidade de transferências.
Para a implantação do novo trecho, a CPTM pretende realizar uma série de obras entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda contemplando a revisão das vias, rede aérea, sinalização e a inclusão de uma nova subestação de energia próxima ao memorial da América Latina. Essa nova estrutura possibilitará um maior dinamismo e o crescimento de trens nas linhas.

A licitação para as obras foi vencida pelo consorcio liderado pela Telar que cobrou R$158 milhões para a realização dos serviços. O contrato terá prazo de 36 meses.
O contrato de supervisão das obras de expansão teve seu julgamento divulgado no dia 13 de Agosto. Três consórcios participaram do certame que teve como o melhor classificado o CONSÓRCIO SUPERVISÃO LINHA 13-CEM, formado pela COBRAPE – Cia Brasileira de Projetos e Empreendimento, Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A. e a Metroeng Engenharia LTDA. A proposta técnica obteve 92,50 pontos na avaliação feita pela CPTM.
O contrato para apoio técnico especializado de engenharia e arquitetura teve seu julgamento divulgado no dia 17 de Agosto e apenas dois consórcios manifestaram interesse. O melhor colocado foi o CONSÓRCIO SPL13 formado pelas empresas Planservi Engenharia LTDA, Progetto Engenharia LTDA e a Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura LTDA. A pontuação da proposta técnica foi de 92,50 pontos.
As próximas etapas se referem a abertura das propostas comerciais que serão realizadas nos dias 24 e 25 de agosto. Desta forma se tornará público os valores propostos pelas empresas para que por fim os contratos possam ser adjudicados e devidamente assinados pelas partes.
Com todos os três contratos ativos as obras de expansão da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda poderá ter maior celeridade e a organização necessária e indispensável para a elaboração e implantação de um projeto desta magnitude.