Uma viagem que pode durar 30 minutos caso não exista nenhuma surpresa. Assim deverá ser o serviço Connect da CPTM que estreou nesta quarta-feira (3). Ligando o Brás a estação Aeroporto Guarulhos, que fica a cerca de dois quilômetros do terminal aeroportuário, o Connect passa a levar a Linha 13-Jade para mais perto da região central e numa estação que atende outras três linhas da rede – linhas 11-Coral, 10-Turquesa da CPTM e 3-Vermelha do Metrô.

O site participou da segunda viagem desta quarta, que contou com a presença do presidente da CPTM Paulo Magalhães. A composição partiu às 7h00 e chegou em Guarulhos às 7h31 sem grandes surpresas pelo caminho. A viagem poderia ter durado menos tempo se a velocidade na Linha 13 já estivesse maior, mas a sinalização segue em testes sem previsão de evolução.

A surpresa foi ver que a linha já transporta mais passageiros por dia. Segundo Magalhães, são mais de 10 mil pessoas por dia, ainda muito distante da meta de 120 mil usuários/dia. Mas ele acredita que, com o Connect, o movimento vai triplicar. No retorno para Brás, o trem estava ainda mais cheio, com muitas pessoas embarcando em Engenheiro Goulart.

Por enquanto, o serviço terá seis partidas diárias, três pela manhã (6h20, 7h00 e 7h40) e três à noite (18h00, 18h40 e 19h20), mas a CPTM pensa em ampliar os horários, o que é tecnicamente possível afinal o intervalo entre os trens da Linha 12-Safira, por onde os trens do Connect circulam entre Goulart e Brás, são de seis minutos, o que em tese permite a inserção de novas composições.

A mudança de via, aliás, foi uma operação até rápida e aparentemente descomplicada. Pesa contra a linha sim a lentidão nos deslocamentos a partir de Engenheiro Goulart com destino ao centro da cidade. Certamente a viagem poderia levar cerca de 20 minutos, mesmo com a parada em Tatuapé, se não fossem essas dificuldades.

Airport-Express em outubro

O presidente da CPTM aproveitou para informar que o outro serviço da Linha 13, Airport Express, deverá estrear nos próximos 10 dias. Nesse caso, o trem partirá da estação da Luz, que já tem uma plataforma preparada para isso, e seguir direto até Aeroporto Guarulhos sem paradas – o serviço será cobrado à parte, com uma tarifa de R$ 8,00.

Veja também: Melhor conectada, Linha 5-Lilás vai atrair meio milhão de pessoas por dia

Plataforma do Airport Express na estação Luz: estreia em duas semanas

 

Leia no Lulica
Insônia, aumento de apetite, problemas de visão 29/9/2020