Destaques Linha 11

CPTM estende operação do Expresso Leste a partir de segunda-feira (4)

Composições vão operar entre Luz e Estudantes em dias úteis das 9h às 15h a partir do dia 4 de fevereiro
Estação da Luz: linha 10 de volta mas só aos sábados

Conforme antecipado pelo site, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM começa a testar o serviço Expresso Leste entre a estação da Luz, no centro da capital paulista, e Estudantes, na cidade de Mogi das Cruzes, no dia 4 de fevereiro, com partidas contínuas, das 9h às 15h de segunda à sexta e em todo horário de operação aos finais de semana. O passageiro que passava por uma das paradas da Linha 11-Coral, podia observar cartazes com a indicação na mudança do serviço.

Até os dias atuais, os chamados “trens diretos” operavam apenas em alguns poucos horários. A intenção da operadora é que todos os trens rodem entre Luz e Estudantes em todo horário de operação, no mês de abril, conforme também adiantou o MetrôCPTM. A data de início do serviço completo está marcada para o dia 8 de abril, uma segunda-feira, quando todos os trens seguirão até Mogi mesmo em horário de pico.

A alteração mais significativa será o fim da baldeação em Guaianases. A estação registra um número grande de usuários, com plataformas subdimensionadas para esse fluxo de pessoas. A mudança que está por vir não deixou de ter criticas por parte de passageiros que embarcam no meio do caminho, com temores que as composições já virão cheias do Alto Tietê. Mas, nos horários haverá partidas entre Luz e Guaianases, para que a frequência dos trens continue entre 4 minutos, como ocorre hoje.

A expansão do Expresso Leste está sendo feita grande parte com a chegada dos trens da série 8500, produzidos pela espanhola CAF. Nos últimos dias, as composições deste modelo deixaram a Linha 7-Rubi para operarem exclusivamente na Linha 11-Coral.

 

Airway