A CPTM formalizou na última quarta-feira (25) dois contratos para a realização da troca de pisos duas estações da Linha 11-Coral. As paradas Brás e Guaianases, duas das mais movimentadas paradas ferroviárias da CPTM, serão beneficiadas com as melhorias.
A troca de piso das estações tem como base uma série de fatores que vão desde a revitalização do ambiente, aumento da segurança operacional, passando pela diminuição dos custos com a manutenção.
Atualmente, o piso de ambas as estações é composto por borracha, o chamado plurigoma. Apesar de cumprir sua função de forma satisfatória, a ação do tempo deteriora o material, chegando a descolar do contrapiso em algumas situações.

Os novos pisos serão compostos por granito, material que garante menor incidência de manutenção e possui maior aderência. As empresas contratadas também deverão realizar serviços como a instalação de novas rotas táteis e o remanejamento de interferências.
Os contratos das estações Guaianases e Brás foram fechados com a Épura Engenharia e Construções Ltda. O contrato da troca de pisos da estação Guaianases foi orçado em 4,4 milhões enquanto o da estação Brás, com maior área de implantação, foi fechado em R$ 9,9 milhões. Os contratos tem duração de 12 meses, com previsão de termino em meados de Maio de 2023.

A troca dos pisos das principais estações representam, a longo prazo, ganhos significativos para a segurança e manutenção dos ambientes. As novas estações que foram construídas pela CPTM, como João Dias e Mendes Vila Natal já adotam a nova concepção, enquanto estações de grande porte parecem se adequar poucos serão adequadas ao novo modelo.