Em nota, GRU Airport não cita governo Doria em retomada do People Mover

O People Mover de Guarulhos será implantado pela AeroGRU (Reprodução)

Dois dias após o governador João Doria (PSDB) anunciar o “início imediato” das obras do People Mover do Aeroporto de Guarulhos, mesmo não sendo este de sua alçada, a GRU Airport, concessionária que administra o terminal ee responsável por sua implantação, divulgou nota em que comemora a retomada das obras.

Chamou a atenção no comunicado da GRU Airport divulgado no dia 24 de fevereiro a ausência de qualquer citação ao governo do estado de São Paulo que, como mostrou o site, tentou assumir o protagonismo do projeto, que é bancado pelo governo federal, adversário de Doria.

“Após a liberação do retorno das obras do Automated People Mover (APM) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e ser notificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, está retomando o projeto, considerado de suma importância para facilitar a chegada ao aeroporto”, diz o texto.

A GRU Airport revelou ainda que está em contato com o AeroGRU, consórcio liderado pela Aeromovel e que fornecerá o sistema, baseado na tecnologia de tração por ar comprimido. A meta é “alinhar o cronograma do projeto”, ou seja, não há qualquer sinal de “início imediato” das obras, como alegado pelo governador paulista.

Projeto de People Mover da AeroGRU: estações em nível com os terminais

“Estamos muito contentes por estarmos à frente deste grande trabalho, que trará uma mobilidade mais sustentável e eficiente ao aeroporto, beneficiando milhares de pessoas todos os dias”, disse Gustavo Figueiredo, CEO da GRU Airport e que chegou a participar remotamente do anúncio de Doria.

Por fim, a GRU Airport se comprometeu a compartilhar mais informações sobre a implantação do People Mover, que terá 2,7 km de extensão e 4 estações. “A concessionária divulgará os próximos passos tão logo tenha as definições confirmadas,” disse.

Viagem de até 6 minutos

O People Mover de Guarulhos será um trem automático que circulará em trilhos convencionais, portanto, não se trata de um monotrilho, um termo que o governo Doria insiste em utilizar com a desculpa de simplificar o entendimento da população.

Linha de people mover terá 2,6 km de extensão e intervalo de seis minutos (AeroGRU)

Esse desserviço só confunde mais a já complicada imagem do modal perante à população, que passou a associá-lo a obras atrasadas e problemas de segurança, cuja razão, como abordado várias vezes neste site, não envolve o tipo de sistema e sim uma gestão atribulada dos projetos.

A expectativa é que a AeroGRU coloque o People Mover em funcionamento em 2024, ligando gratuitamente os três terminais de Guarulhos à Estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, que conta com uma plataforma preparada para isso.

O investimento necessário para viabilizar o projeto será bancado pelo governo federal por meio de um desconto na outorga paga pela GRU Airport. A manutenção e operação também serão de responsabilidade da concessionária.

Com a entrada em operação, os passageiros que desejarem chegar ao aeroporto pela malha metroferroviária poderão trocar os ônibus atuais por um veículo de energia limpa, com embarque em nível e viagem mais rápida, de cerca de 6 minutos no trecho mais longo, entre a estação e o Terminal 3.

Previous Post

Estação Jardim Brasil da Linha 19-Celeste deverá atender 27 mil passageiros diariamente

Next Post

Linha 4-Amarela ficará fechada até às 14 horas no domingo, 6 de março

Related Posts