Quando o governo Dória anunciou a retomada do contrato de construção da extensão da Linha 2-Verde no ano passado, o trecho entre Penha e a Guarulhos foi excluído provisoriamente. A justificativa era que existiam terrenos ainda a serem desapropriados, mas a gestão prometeu que as cinco estações e o pátio seriam construídas em breve. Entretanto, como já havia mencionado este site, o plano de levar o ramal até a futura estação Dutra esbarra num imenso problema, a demanda explosiva que recairia na Linha 2 ao entrar nos limites do município, o segundo maior do estado.
Dias atrás, quando o Metrô publicou os documentos associados à licitação do projeto básico da Linha 19-Celeste, um relatório da companhia reafirmou que o ramal de 17 km entre Bosque Maia e o Anhangabaú, no centro de São Paulo, tem prioridade sobre a extensão da Linha 2-Verde em Guarulhos. De acordo com a gerência de projetos da companhia, “foi tomado como premissa que a Linha 19-Celeste seja construída antes da extensão da Linha 2-Verde até a estação Dutra (também no município de Guarulhos)“.
O departamento técnico do Metrô reforça esse aspecto ao afirmar que “a prioridade da Linha 19 sobre a Linha 2 e outras linhas da Rede de Transportes também reflete nos dados de demanda de usuários e nas integrações intermodais, com destaque para as estações Dutra e Guarulhos“.
O temor da companhia envolveria a enorme quantidade de passageiros que recorreria à Linha 2 na estação Dutra para chegar a outros pontos da rede metroferroviária, transformando o ramal numa nova Linha 3-Vermelha, conhecida pela demanda pendular. Por essa razão, a Linha 19 é fundamental para concentrar a maior parte desses usuários, oferecendo uma viagem mais direta até o centro da capital paulista.
Por conta disso, o estudo de demanda publicado no edital prevê a Linha 2 apenas até Penha, trecho que está atualmente em construção. Segundo o cenário previsto para 2029, a Linha 19 deve atrair cerca de 630 mil pessoas em dias úteis. Só as estações Bosque Maia e Guarulhos devem movimentar 108 mil passageiros/dia.

Boa parte desse fluxo de pessoas acabaria direcionado à Linha 2 caso ela chegasse até estação Dutra sem que a linha Celeste já estivesse pronta. Como se espera que o ramal vá atrair também usuários que hoje estão nas linhas 3 e 11, além do monotrilho da Linha 15, imagina-se em que situação os trens circulariam a partir de Vila Prudente, por exemplo.
Cenário distante
Se o Metrô se guiar apenas pela avaliação técnica, a cidade de Guarulhos deverá demorar a ver uma linha metroviária chegar até lá. Na hipótese de que a Linha 19 tenha mesmo prioridade sobre a Linha 2, isso significa que a população terá de esperar muitos anos até embarcar num trem dentro do município. Como já mostrado no site, a linha Celeste ainda está numa fase embrionária, com estudos de campo sendo feitos e o importante projeto básico, ainda a ser licitado.
Quando essa fase estiver mais avançada, será possível ao governo do estado modelar uma possível concessão à iniciativa privada, alternativa mais cogitada para tirar a Linha 19 do papel. Será bem difícil que isso se resolva em menos de dois anos, por exemplo, o que jogaria a inauguração para o final da próxima década. Enquanto isso, a Linha 2 poderia avançar duas ou três estações, mas mantendo uma distância razoável da divisa entre os dois municípios.
Vale lembrar que decisões técnicas não são uma constante no planejamento da expansão metroferroviária em São Paulo. Inúmeras vezes, governadores e seus secretários impuseram sua vontade, mesmo contrariando argumentos baseados em estudos fundamentados. O trecho entre Penha e Dutra está contratado desde 2013 e recebeu aditivos para se manter ativo, porém, depende da ordem de serviço para passar a valer. Se fosse dada a luz verde, poderia ser concluído por volta de 2027 ou 2028, mas é pouco provável que haja uma decisão clara de levar a Linha 2 até Guarulhos tão cedo por questões de orçamento, por exemplo.
Talvez, com um pouco de atraso, as duas extensões acabem sendo tocadas em épocas semelhantes, mas isso dependerá das próximas gestões. O site questionou o Metrô a respeito da informação constante no relatório e recebeu como resposta que “no momento a prioridade é a execução da Linha 2-Verde que está em obras”.