Empresa é autorizada pelo governo federal a operar “trem-bala” entre São Paulo e Rio

Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres aprovou a celebração de contrato de adesão que permite que a TAV Brasil opere sistema por quase um século
“Trem-bala” brasileiro pode estar de volta

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou em 13 de fevereiro a celebração de um contrato de adesão com a empresa privada TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA – TAV Brasil para a construção e operação de uma estrada de ferro entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Como o nome da empresa sugere, seria um novo projeto de trem de alta velocidade ligando as maiores capitais brasileiras e cuja exploração por ela prevê um período de 99 anos.

A TAV Brasil foi fundada em fevereiro de 2021 e tem sede em uma sala localizada no bairro de Vila Buarque, no centro da capital paulista. A sociedade, com capital social de R$ 100.000, possui quatro participantes: Marcos Joaquim Goncalves Alves, João Henrique Sigaud Cordeiro Guerra e as empresas Global Ace e Infra S.A Investimentos e Serviços.

Veja também: Novo trem-bala SP-Rio quer evitar regiões centrais e aeroportos

Embora a denominação remeta ao projeto do TAV que foi proposto pela gestões petistas em seus primeiros mandatos, nada indica que eles tenham qualquer relação. O primeiro projeto era mais amplo, incluindo um trecho até Campinas, no interior de São Paulo.

A ideia de um “trem-bala” brasileiro remonta a pelo menos 2007, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já em seu segundo mandato, propôs o projeto. O passageiro levaria cerca de 90 minutos para ir de São Paulo ao Rio em velocidades de até 350 km/h.

O governo na época criou até uma estatal, Empresa de Planejamento e Logística (EPL), para estudar o empreendimento, empresa que ainda existe a despeito do TAV não sair do papel.

Documento que autoriza a empresa privada a explorar uma ligação ferroviária entre SP e Rio (ANTT)

Já há cerca de 10 anos, o Trem de Alta Velocidade causava desconfiança na iniciativa privada devido aos custos absurdamente altos. O próprio governo estimava o projeto em R$ 35 bilhões enquanto o mercado apostava em pelo menos R$ 50 bilhões. É dinheiro para implantar de 45 a 60 km de metrô subterrâneo, um modal mais urgente para as grandes cidades brasileiras.

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Com a inflação, aumento dos custos das matérias primas e de um possível financiamento, imagina-se que o novo “TAV” possa sair bem mais caro. Resta, no entanto, entender como a concessionária pretende viabilizar seu projeto.

 

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  1. Se quando o país tinha dinheiro pra investir e a economia estava em alta, não saiu esse trem bala, nenhuma empresa se interessou, imagina agora. Na época só serviu pra criarem mais uma estatal e empregar apadrinhados. Pelo jeito, a receita se repete.

  2. Embora o empreendimento ficará com a iniciativa privada, não duvido em nada que ela receba aporte financeiro do governo!

    O Brasil precisa colocar como prioridade, a expansão da malha ferroviária para o transporte de cargas para aliviar nossas rodovias do excesso de caminhões, e por fim baratear os produtos que chega até nós consumidores.

    E em seguida, a implantação e expasão de linhas de metrô, trens metropolitanos e trens regionais nas grandes e médias cidades brasileiras.

  3. Qualquer país que se preza possui um sistema de transporte ferroviário em altas velocidades ligando cidades com grande demanda… Mas no Brasil, não podemos… isso se chama síndrome de vira-latas

    1. Então, mas será que a demanda entre Rio e SP é tão grande assim, a ponto compensar um investimento bilionário como esse? Se for, com certeza vai ter muita empresa interessada em investir neste projeto, o que não foi o caso na década passada. Sugiro que veja no YT sobre o TAV entre Los Angeles e San Francisco, obra que deveria custar 60 bi, já está em 180 bi e não concluiram nem um terço da obra. No caso do Brasil seria ainda pior pois existem desafios tecnológicos a serem vencidos como o desnível da Serra das Araras. Lógico que seria maravilhoso ter esse trem disponível, mas dada a limitação de recursos, que com certeza serão públios, acho muito mais interessante investir em linhas de metrôs nessas cidades, que aí sim, tem um demanda gigante por elas. Acho que vai muito além do tal complexo de vira lata.

    2. Amigo não é questão de síndrome de vira-lata, é questão de prioridade.
      Mesmo nos países que possuem linhas de alta velocidade, primeiro se consolidaram uma ampla malha ferroviária convencional para atender o transporte de cargas e passageiros.
      Após isso uma pequena parte desta malha pôde ser adaptada para ligar com ferrovias de alta velocidade que é o caso da França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal e EUA

      Mesmo no Japão aonde existe uma malha exclusiva de trem bala, ainda existe uma ampla malha convencional para cargas e para o transporte regional de passageiros.

      Além do quê, antes de existirem TAV’s nesses países, já existiam também uma grande malha de linhas de metrô em muitas de suas cidades.

      Também sou a favor de um TAV ligando Rio-SP, mas no momento é necessário investir em linhas de metrô nas capitais brasileiras e em uma malha ferroviária convencional respeitável, para atender o transporte de cargas e de passageiros.

      Em se tratar de ferrovia, o Brasil precisa primeiro aprender a fazer o arroz com feijão para só depois começar o filé!

  4. Esta empresa somente está usando o novo marco regulatório das ferrovias para conseguir a concessão deste trecho ferroviário.
    Se vão construir e como já são outros quinhentos
    Muitas empresas estão fazendo isso em vários trechos ferroviários.está somente foi mais arrojada …

  5. Trem de alta velocidade é bom, mas acho melhor para o Brasil melhor, por enquanto, investir no transporte ferroviário de cargas, metrôs, VLTs e transporte ferroviário de passageiros regionais com distâncias de 100 a 200 quilômetros.

  6. O Brasil já deveria ter um Eixo Sul e Sudeste de Trens de Alta Velocidade !!!! As Multinacionais de Ônibus e Caminhões fizeram Lobby , Para os Governantes Corruptos abandonarem á Idéia …. Pelo menos as Linhas férreas de Cargas já era pra Existir á Pelo menos 50 anos …. E os Trens de Passageiros , á no mínimo uns 30 anos … É , Brasil .

    1. Vc deve ser muito novo. Eu com 67 anos viajei muito de trem qdo tinha meus 10 anos. O sistema ferroviário deteriorou a partir do momento em que Juscelino Kubitschek incentivou a indústria automobilística e começou a rasgar o país com estradas asfaltadas.
      Precisamos hoje reativar e modernizar o que está adormecido.

  7. Apenas um reparo na matéria. Quem autorizou foi a diretoria colegiada da ANTT. Os membros dessa diretoria têm mandato, nomeados pelo governo anterior. O atual governo não tem muita ingerência nas decisões dessa agência, a exemplo do que ocorre com o Banco Central. Então, essa é uma decisão da agência, não do governo federal como o título pode informar.
    Parabéns pelo excelente site.

  8. Empresa de trem de alta velocidade com capital de cem mil?? E já conversava com o PT desde 2007?? Hmm… cheiro de corrupção no ar…

    1. Recomendo ler novamente a matéria, com atenção dessa vez, pois a empresa sequer existia em 2007.
      Isso dito, entra governo e sai governo e a única certeza que temos é que vão roubar o povo.

  9. Vocês sabem que isso na prática não significa absolutamente nada né? A lei por regime de autorização (na qual esse pedido aí é baseado) é cheia de buracos que permitem que existam vários “projetos fantasmas” que nunca vão sair do papel por conta de falta de investidores. Tem muita empresa em uma “corrida” pra garantir autorizações pra obras faraônicas só pra “reservar” o espaço e com nenhuma garantia que vão ao menos ter um estudo de solo sequer.

    Esse projeto do TAV Brasil é bizarro, o famoso “liga nada a lugar nenhum”. A estação de SP fica em Pirituba, longe do centro e a estação do RJ fica em Santa Cruz, mais bizarro ainda. O capital social da empresa (que é uma sociedade) é só de 100k reais e eles querem financiar 80% do custo de 50bi com bancos e investidores estrangeiros. Irreal isso, ainda mais com um prazo de 10 anos só kkk.

    Como já discutiram aí em cima, tem que ver se não vale mais a pena gastar esses 50bi com trens normais mesmo já que podem alcançar bem mais cidades, além de transportar carga, nos moldes da Amtrak, BNSF e Union Pacific no EUA (porém sem todos os milhares de problemas).

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