O governo Doria realizou nesta terça-feira (23) uma cerimônia simbólica de ligação de dois poços próximos ao canteiro de obras onde estão os tatuzões da Linha 6-Laranja. Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), a nova etapa concluída permitirá a escavação no sentido sul e a montagem da tuneladora que irá em direção ao norte.
O evento, que contou com a presença do novo secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, teve como ápice a abertura de uma parede que separava os dois poços, escavados por conta de uma mudança no projeto já que a área possui uma falha geológica que dificultaria o trabalho do tatuzão.
Segundo a STM, o shield que escavará em direção à estação São Joaquim começará a funcionar em dezembro. No entanto, segundo informações apuradas pelo site, o trabalho de fato estaria previsto apenas para o início de 2022.

Diante da complexidade que envolve a operação de uma tuneladora não será surpresa se a imensa máquina comece a avançar de fato apenas daqui a alguns meses.
Nada impede, portanto, que a atual gestão faça um acionamento simbólico do “tatuzão” apenas para registro em dezembro. Isso já ocorreu em outras ocasiões, como na cerimônia em que o equipamento que escavou o túnel duplo da Linha 5-Lilás foi ligado, mas só avançou tempos depois.
Enquanto a montagem do primeiro tatuzão está na reta final, a Acciona, construtora que é parceira do governo no projeto, teve avançado na abertura de túneis pelo método NATM (ou túnel mineiro). Segundo o governo, já existem 450 metros de túneis abertos, em áreas como o pátio Morro Grande e o SE Aquinos, entre outros.