A estação Penha, a terceira do Metrô de São Paulo a ser renomeada parcialmente por uma marca de consumo, será patrocinada pelas Lojas Besni. O nome da rede de vestuário apareceu nas redes sociais neste domingo, 26, em imagens que mostram as placas da estação da Linha 3-Vermelha.
O Metrô havia leiloado a estação no ano passado para a empresa DSM – Digital Sports Multimedia, mas o primeiro contrato foi cancelado e uma nova licitação foi feita neste ano em que a mesma empresa de marketing saiu vencedora com uma proposta de mensalidade de R$ 105 mil por dez anos.
O contrato havia sido assinado dias atrás, mas aparentemente o cliente da DSM já estava decidido, a ponto de a própria Besni divulgar a informação em post em seus perfis. A estreia da marca, no entanto, está agendada para o dia 30 de junho, quinta-feira.
A Besni nasceu originalmente como King Day, em São Paulo, incialmente para produzir e vender sapatos masculinos e femininos. Em 1974, o nome é mudado para Besni, em referência a uma antiga cidade da Armênia, país de origem da família que a fundou. A rede de varejo tem ampliado sua atuação nos últimos anos, incluindo o comércio on-line a partir de 2020. Apenas na Grande São Paulo, a Besni diz ter 37 lojas.

Assim como ocorreu nas estações Carrão e Saúde, o contrato de patrocínio é feito com a empresa DSM, que é a detentora dos “naming rights”, por meio dos leilões realizados pelo Metrô. Com Penha, encerra-se a definição das três estações originalmente oferecidas – Assaí em Carrão, Ultrafarma em Saúde e agora Besni na Penha.
O Metrô, no entanto, abriu duas novas licitações de renomeação parcial para as estações Clínicas e Consolação, ambas da Linha 2-Verde.
Das três estações patrocinadas, Penha é de longe a que promete ter a maior visibilidade já que a partir de 2026 receberá a Linha 2 e também a Linha 11-Coral, da CPTM.