Estação Santa Marina, da Linha 6-Laranja, já conta com placa de sinalização
Primeira fase prevista para outubro terá oito estações e depende agora de acabamento e testes com trens
A despeito de não ser a mais adiantada da Linha 6-Laranja, segundo dados oficiais, a estação Santa Marina segue como pioneira em contar com as novidades do ramal de metrô. A mais recente foi a instalação das placas de sinalização.
O site já havia visto algumas delas dias atrás, mas uma reportagem do jornal SP2, da TV Globo, mostrou o interior da estação, já com boa parte da sinalização instalada.
A gravação percorreu o trecho de nove estações dentro de um dos trens da Linha 6, que está em testes. Apesar de resumida, a reportagem trouxe algumas revelações como a previsão de início dos testes de carga, quando são colocados sacos de areia para simular o peso dos passageiros, para breve.
Plataforma de Santa Marina com portas de plataforma e o trem da Alstom (Reprodução/TV Globo)
As imagens mostram apenas rapidamente a estação Brasilândia, a primeira ao norte do ramal. Ela já tem portas de plataforma, como mostramos, e escadas rolantes instaladas, mas o aspecto ainda é de uma obra que precisa concluir acabamento e instalação de equipamentos. As demais estações não aparecem no vídeo, com exceção de Santa Marina.
Lá é possível ver que o local onde seria a bilheteria sugere que receberá as máquinas de auto-atendimento. Apesar da dúvida do repórter, não há razão para a instalação de bilheterias já que o Metrô, responsável por elas, já está desativando esse tipo de serviço em toda a rede.
Vídeo: Trem da Linha 6-Laranja circula por baixo do Rio Tietê
O trem circulou pelo trecho em baixa velocidade, de apenas 14 km/h, segundo a reportagem, e comandado por um funcionário – os testes de sinalização até o padrão GoA4 de automatização total só devem ocorrer perto da estreia.
Itaberaba prometida para outubro, apesar do atraso
A estação Santa Marina, ponto final da viagem, foi a fonte da maior parte das imagens e causa uma boa impressão já que ela é usada pela Linha Uni, concessionária do ramal, como referência para testar o projeto. Nela, as plataformas já estão com aspecto de prontas, as portas de plataforma operam (possivelmente de forma manual ainda) e a limpeza sugere que a inauguração está perto.
No entanto, há ainda muito trabalho pela frente. Como este site comentou recentemente, a estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado está em um estágio um tanto preocupante, de 71,45%, enquanto várias paradas passaram de 90%.
Com 65,71 metros de profundidade (e não 68 metros), ela é a mais profunda da América Latina e, segundo a Globo, uma das 10 mais profundas do mundo – a TV não revelou a fonte da informação.
A Linha Uni, por outro lado, confirmou que 10 dos 22 trens Alstom foram entregues e os outros estariam prontos em Taubaté (SP), a caminho de serem enviados para o Pátio Morro Grande.
Interior do trem da Linha 6-Laranja (Reprodução/TV Globo)
Apesar da exclusividade obtida pelo SP2 (este site solicita visitar as obras há meses sem qualquer resposta da Linha Uni), a empresa não quis falar sobre prazos com o jornal. Apenas prometeu que Itaberaba será entregue na primeira fase.
A TV Globo também sugeriu que a segunda etapa, com mais sete estações, será entregue em 2027, incluindo 14 Bis-Saracura, estação que estava com as obras paradas até semanas atrás.
Está mais do que notório que ela não ficará pronta em um ano e meio apenas, com 15% de avanço. Governo e concessionária poderiam esclarecer o assunto em vez de o evitarem. Um pouquinho de transparência não faz mal a ninguém.




