A Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, tem apresentado falhas constantes e deixado passageiros insatisfeitos. No mais recente caso de falhas, a grande quantidade de passageiros acabou gerando confusão na Estação Grajaú na noite de quinta-feira (19).
Em relatos e vídeos postados nas redes sociais, passageiros mostram a aglomeração de pessoas por volta das 19h. Segundo o portal g1, a ViaMobilidade disse que “alguns passageiros se revoltaram com o fluxo intenso na plataforma e discutiram com os agentes de segurança e atendimento da estação”.
Alguns usuários relataram nas mídias que pessoas começaram a bater em catracas por causa da demora para a chegada dos trens. A aglomeração teria sido causada por causa da velocidade reduzida dos trens para o sentido Santo Amaro.
A concessionária opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda desde o final de janeiro, mas tem enfrentando problemas na administração, com o estado de várias estações em condições precárias. Ela é empresa parte do grupo CCR, que também é responsável pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
Estação Mendes-Vila Natal
Localizada no extremo sul de São Paulo, a estação Grajaú recebe grande fluxo diário de passageiros, mas poderia haver uma distribuição melhor dos usuários caso a estação Mendes-Vila Natal estivesse adequadamente ativa.
Apesar da inauguração ter ocorrido há cerca de nove meses, pelo ex-governado do estado de São Paulo João Dória, o local não funciona adequadamente. Por enquanto, há somente um um demorado passeio de pouco mais de 2 km que ocorre a cada 20 minutos nos horários menos favoráveis para uso do ramal.
O atual governador, Rodrigo Garcia, afirmou recentemente que a data de início da operação integral está marcada para o próximo dia 31 de maio.