Fim do sufoco: Metrô começa instalação de 8 novas escadas rolantes na estação Pinheiros

Escadas rolantes da estação Pinheiros serão ampliadas neste ano (Reprodução: Edite Florêncio/Twitter)

O Metrô começará a instalar oito novas escadas rolantes na estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela, a partir de 19 de dezemebro. Segundo a ViaQuatro, concessionária que opera o ramal, a expectativa é que a capacidade de locomoção na estação aumente em 50%. Hoje já existem 24 escadas rolantes nos cinco pisos da estação.

“Fizemos diversos estudos de fluxo na Estação Pinheiros e concluímos que as novas escadas rolantes serão fundamentais para evitar aglomerações – mesmo após o final da pandemia – e reduzir o tempo de transferência entre as duas linhas. Pinheiros está entre as estações mais movimentadas tanto da CPTM quanto da ViaQuatro e queremos oferecer mais conforto a todas essas pessoas”, afirmou Alexandre Baldy, Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

As novas escadas rolantes serão instaladas nos mezaninos inferior e superior e nos níveis intermediário 1 e superfície. O Metrô prevê que tudo esteja concluído até junho de 2021. As obras devem ocorrer durante a madrugada quando a estação estiver fechada.

Das 8 escadas rolantes, 2 devem ficar na área que pertence a CPTM da estação homônima da Linha 9-Esmeralda. As outras 6 ficarão na área da ViaQuatro. O Metrô informa também que durante as obras, algumas lojas terão que ser realocadas para outros lugares dentro da estação e que as catracas, tanto da CPTM quanto da ViaQuatro, serão alteradas com a devida sinalização.

Elevador em Faria Lima

O contrato de instalação das escadas rolantes com a empresa Escal Indústria e Comércio de Elevadores e Escadas Rolantes também inclui uma escada rolante para um dos acessos da estação Faria Lima e um elevador. A parada é a 3ª mais movimentada da Linha 4 das que não são conectadas a outros ramais, atrás de São Paulo-Morumbi e Butantã.

A licitação, lançada em 2019, acabou atrasando por conta de um recurso administrativo movido pela Thyssenkrupp Elevadores, que foi negado pelo Metrô.

Previous Post

Com nova licitação, CPTM oficializa extensão da Linha 13-Jade até Palmeiras-Barra Funda

Next Post

Após embate judicial, obras da Linha 17-Ouro do Metrô serão retomadas na próxima semana

Related Posts