Durante a audiência pública realizada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) na segunda-feira, 16, o site MetrôCPTM fez uma série de questionamentos a respeito do projeto do Trem Intercidades, concessão que engloba também a Linha 7-Rubi e o serviço intermetropolitano.
No entanto, a organização do evento não respondeu as cinco perguntas in loco, o que ocorreu apenas nesta quarta-feira em documento publicado no site da concessão.
As questões técnicas levantadas pelo site se referem aos sistemas que serão adotados assim como detalhes relativos à áreas tombadas das estações.
Muitas das dúvidas que surgiram após a apresentação deverão ser esclarecidas com a consulta pública do projeto, que ocorrerá entre esta quinta-feira, 19, e 20 de setembro, data-limite para recebimento de sugestões.
Entre elas é aguardada a explicação sobre a inclusão da Linha 10-Turquesa na concessão, informação frequentemente citada pelo secretário Alexandre Baldy, mas que não foi incluída na audiência pública. Segundo disse o responsável pela STM no Twitter, “ainda estamos estudando a possibilidade da linha 10-Turquesa na concessão do Trem Intercidades”.
Confira as perguntas apresentadas pelo site e as respectivas respostas:
MetrôCPTM – Os serviços 710 que unifica as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa será desagregado?
O projeto de referência considera o retorno dos trens da Linha 7 na estação Barra Funda, onde
haverá integração gratuita com as Linhas 3, 8, 11 e 13 para os passageiros. O serviço da Linha 10,
bem como o serviço 710, estão em estudos e serão avaliados quanto a pertinência de sua inserção
no projeto TIC.
MetrôCPTM – Onde será construído um novo CCO? O hoje existente no Brás será migrado?
STM – Prevê-se a implantação do CCO do TIC EIXO NORTE junto ao Pátio de Jundiaí.

MetrôCPTM – A sinalização ATO que estava em processo de instalação na Linha 7 Rubi será retomado neste contrato?
STM – A escolha da tecnologia a ser utilizada para a sinalização dos serviços de passageiros será de responsabilidade da futura Concessionária. Nas condições estabelecidas no edital constarão itens referenciais e mandatórios e requisitos operacionais e funcionais.
MetrôCPTM – Na eletrificação do trecho Jundiaí-Campinas será utilizada a tecnologia de rede aérea com 3.000 volts corrente contínua?
STM – Sim, prevê-se nos documentos técnicos a utilização de sistema elétrico de alimentação dos trens, em 3.000 volts corrente contínua.
MetrôCPTM – Como será feita a conjugação das estações tombadas com a implantação do TIC tendo em vista que estas estações e a faixa de domínio nessa região é insuficiente para implantação de novas vias?
STM – Os estudos realizados já identificaram as áreas necessárias para a desapropriação com a
readequação de estações tombadas e de implantação de vias. A concessionária deverá observar
todas as condições relativas à proteção do patrimônio existentes na legislação vigente.