Iniciadas há mais de 5 anos, as obras da extensão sul da Linha 9-Esmeralda da CPTM ganharam novas previsões de conclusão. Em visita aos canteiros neste sábado (11), o governador em exercício Rodrigo Garcia e o secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy revelaram que as duas estações em construção, Mendes-Vila Natal e Varginha, serão entregues em novembro de 2020 e novembro de 2021, respectivamente.

Varginha, aliás, teve as obras oficialmente retomadas nesta data. Ela dependia do último contrato pendente na licitação realizada pelo governo com previsão de receber recursos federais. No entanto, o prazo é cerca de um ano superior ao previsto no contrato do Lote 2, o mais atrasado, que previa a conclusão dos trabalhos em 18 meses. Ou seja, Varginha só abrirá, segundo a gestão Doria, daqui a 30 meses.

Pode tratar-se de uma previsão mais realista já que atrasos ocorrem com frequência e há todo um período de testes de sistemas e trens que percorrerão o novo trecho de 4,5 km. As obras pararam no final de 2016 quando o governo anterior decidiu relicitá-las para se enquadrarem no PAC. Até então, as obras estavam sendo tocadas com recursos do estado.

Estação Varginha e o terminal de ônibus na parte superior: governo atual requentou projeto (Oficina do Desenho)

110 mil passageiros extras

As duas estações da Linha 9 encontram-se em estágios um pouco diferentes, como mostram as imagens reproduzidas aqui. Enquanto Mendes-Vila Natal já possui uma estrutura bem mais adiantada Varginha tem apenas a plataforma e alguns pilares erguidos além de um esqueleto de prédio técnico. Nesse local o governo fará um terminal de ônibus que, embora previsto originalmente, foi relançado pelo atual governo.

A expectativa da CPTM é atrair 110 mil passageiros com as duas estações que então atingiria uma demanda diária de mais de 700 mil pessoas. Até lá é provável que a Linha 9-Esmeralda esteja nas mãos da iniciativa privada. A gestão Doria pretende conceder sua operação e manutenção em conjunto com a Linha 8-Diamante nos próximos meses.

Estação Varginha em maio de 2019: entrega apenas em novembro de 2021 (GESP)

 

Leia no Lulica
Insônia, aumento de apetite, problemas de visão 29/9/2020