Governo Doria volta atrás em redução de horário de transferência nas estações Tatuapé e Itaquera

Publicada no Diário Oficial no sábado, 08, medida previa diminuir o período de integração gratuita entre CPTM e o Metrô, mas nesta terça-feira nova resolução reestabeleceu horários mais amplos
Trem da Linha 11-Coral em Corinthians-Itaquera (Jean Carlos)

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos voltou atrás na resolução publicada no sábado (8) em que reduzia o tempo para transferência livre entre CPTM e Metrô nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera.

Em nova resolução publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (11), o governo Doria reestabeleceu os horários que estavam em vigência até semana passada – das 10h às 17h e a partir das 20h em dias úteis.

A confusão causou protestos de usuários que reclamaram com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, no Instagram. O executivo sinalizou que a mudança foi um equívoco já que previa apenas a ampliação do horário de transferência aos sábados na estação Tatuapé, que agora começa às 10 horas da manhã.

Horários de transferência livreComo ficou após a primeira mudançaComo ficou de fato
Tatuapé em dias úteisDas 11h às 15h e a partir das 21hDas 10h às 17h e a partir das 20h
Tatuapé aos sábadosA partir das 10hA partir das 10h
Tatuapé aos domingos e feriadosLivre em toda a operaçãoLivre em toda a operação
Itaquera em dias úteis Das 11h às 15h e a partir das 21h Das 10h às 17h e a partir das 20h
Itaquera aos sábados A partir das 15h A partir das 15h
Itaquera aos domingos e feriados Livre em toda a operação Livre em toda a operação

Embora o sistema metroferroviário de São Paulo seja totalmente integrado, as duas estações que atendem as linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral e 12-Safira (apenas em Tatuapé) possuem restrições de baldeação por conta do grande fluxo de passageiros.

No entanto, desde o início da pandemia, o movimento de usuários nas duas estações caiu bastante. Em novembro de 2019, por exemplo, passaram diariamente pelas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera 96 mil passageiros na Linha 3-Vermelha. Já no mesmo mês do ano passado, foram apenas 64 mil em Tatuapé e 66 mil em Itaquera.

Estação Corinthians-Itaquera do Metrô (GESP)

Na CPTM, que divulgada dados mensais, em novembro de 2019 utilizaram a estação Tatuapé 658 mil passageiros na Linha 12 e 1,22 milhão na Linha 11. Em Itaquera, o ramal Coral atraiu mais de 1,15 milhão.

Já em novembro de 2021, passaram pela estação Tatuapé 549 mil passageiros na Linha 12 e 1 milhão na Linha 11. Em Corinthians-Itaquera, a Linha 11-Coral embarcou 929 mil usuários durante todo mês.

Total
18
Shares
1 comment

Comments are closed.

Previous Post

CPTM fechará estação Capuava para realizar obras de adequação

Next Post

Linha 17-Ouro tem novo acidente com queda de viga-trilho

Related Posts