Imóveis próximos ao metrô de Salvador têm valorização de até 14,6%, aponta estudo
Levantamento divulgado pelo Metrô Bahia mostra impacto no mercado imobiliário mais de uma década após início da operação; sistema ainda prevê expansão e novos trens
Imóveis localizados próximos às estações do Metrô de Salvador têm valor de mercado, em média, 14,6% superior ao de unidades situadas em outras regiões da capital baiana, segundo levantamento divulgado pelo Metrô Bahia com dados do Instituto Miguel Calmon.
O estudo aponta ainda que esses imóveis são, em média, seis anos mais novos e possuem área 9,5% maior em comparação com unidades localizadas longe da rede metroviária.
Outro dado citado pela concessionária indica que 67% dos compradores consideram a proximidade com estações como um diferencial no momento da aquisição de um imóvel.
Segundo Cláudio Cunha, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), a influência do sistema já é perceptível no ritmo de comercialização dos empreendimentos.
Metrô de Salvador (Motiva CCR Bahia)
“A proximidade com o metrô influencia diretamente a velocidade de vendas e locação dos imóveis. A acessibilidade e a oferta de serviços nessas regiões tornam esses empreendimentos mais atrativos para compradores e investidores”, afirmou.
O Metrô Bahia também citou que áreas atendidas pela rede passaram a concentrar novos empreendimentos residenciais e comerciais, em um movimento associado à maior oferta de transporte e serviços no entorno das estações.
O resultado ocorre mais de uma década após a inauguração do sistema. O metrô de Salvador entrou em operação assistida em 11 de junho de 2014, após anos de atrasos e sucessivas revisões no projeto original. A operação comercial começou apenas em 2 de janeiro de 2016, quando passou a cobrar tarifa dos passageiros.
O projeto original foi lançado ainda em 1999 pela Prefeitura de Salvador com previsão de entrega em 2003, mas enfrentou paralisações, mudanças de escopo e cortes de recursos ao longo dos anos. O atraso virou símbolo de ineficiência em obras públicas na capital baiana, com trens permanecendo armazenados por meses antes do início da operação e protestos da população cobrando a conclusão do sistema.
A situação começou a mudar após a concessão do sistema à iniciativa privada e a expansão da rede. Atualmente, o metrô atende Salvador e Lauro de Freitas por meio de duas linhas.
Entre os próximos projetos está a expansão da Linha 1 até a região do Campo Grande, no centro da capital baiana.
O sistema também receberá 11 novos trens nos próximos anos para ampliar a capacidade de transporte diante do aumento da demanda.

Normal, como acontece em todo lugar com fácil acesso ao transporte público.
Uma curiosidade VLT (ex-monotrilho e ex-trem de subúrbio) vai ser operado pela Motiva? E vai ter integração com o Metrô?
Vai ter licitação pra definir o operador. Mas sim, será integrado ao metrô nas duas linhas.
Em Águas Claras -L1, onde foi inaugurada a nova rodoviária; Na estação Bairro da Paz – L2;
E uma nova licitação para conexão no Retiro – L1