O edital de construção das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, além do pátio Ragueb Chohfi, da Linha 15-Prata, teve sua data adiada por quase dois meses. A sessão de recebimento das propostas, antes marcada para 5 de março, agora ocorrerá apenas no dia 30 de abril.
O Metrô de São Paulo não explicou o motivo da postergação, mas citou na decisão que o prazo para pedidos de esclarecimentos foi alterado para 7 de abril e de envio das respostas, para o dia 15 do mesmo mês. A companhia também revelou que novos documentos técnicos incluídos por uma ata de esclarecimentos não divulgada serão disponibilizados na segunda-feira, 22.
O governo Doria havia lançado a licitação das novas estações de monotrilho em dezembro, poucos dias antes do Natal. A extensão após a estação Jardim Colonial, hoje em construção, deve ampliar a Linha 15 em cerca de 3,5 km e ampliar o número de passageiros atendidos diariamente para mais de 400 mil pessoas.
Oficialmente, o governo espera entregar as duas novas estações e o pátio até 2024, mas prazos de entrega constantes no edital indicam que seria possível inaugurá-las em 2023. Claro, se não houver imprevistos como o deste adiamento.
O pátio Ragueb Chohfi servirá de apoio para outro pátio, o Oratório, inaugurado com a linha em 2014. Nele ficam hoje os 27 trens fabricados pela Bombardier, mas dos quais 24 estão disponíveis para operação. O Metrô deve inclusive voltar a autorizar a fabricante, hoje parte da Alstom, a produzir mais unidades para reforçar a frota no futuro.
Além do trecho prestes a ser licitado, a Linha 15 tem ainda planos para mais quatro estações no sentido leste, até Cidade Tiradentes, e uma no sentido oeste, Ipiranga, que deve ser licitada neste ano e servirá para ligar o ramal de monotrilho à Linha 10-Turquesa e no futuro, à extensão da Linha 5-Lilás.