Após inúmeros adiamentos e atrasos, o Metrô finalmente realizou a primeira operação comercial na Linha 1-Azul com o sistema CBTC (Communication-based train control, ou controle de trens baseado em comunicação) neste domingo, 3 de julho.
A nova tecnologia, que promete tornar as viagens mais eficientes e até com intervalos menores, está sendo implantada pela Alstom desde 2008, inicialmente na Linha 2-Verde, que começou a testar o sistema em 2016, mas que só ficou plenamente operacional em 2020.
A Linha 1, por sua vez, deveria ter iniciado os testes com o CBTC em 2019, mas o cronograma foi prorrogado seguidas vezes à medida que o trabalho precisava de novas revisões e testes. No começo deste ano, a previsão era que a operação aos domingos começasse em abril, mas o Metrô acabou remarcando o início para junho.
Neste domingo, finalmente, o ramal de metrô mais antigo de São Paulo funcionou com o CBTC durante todo o dia. Até então, apenas testes sem passageiros estavam sendo realizados durante a madrugada ou em alguns finais de semana.

Espera-se que a partir de agora ocorram mais testes operacionais após revisões no software de controle, que passa a ganhar confiabilidade graças ao uso mais intensivo. Se seguir o mesmo processo da Linha 2, o Metrô deverá operar com o CBTC no sábado e então levá-lo para os dias úteis, quando a demanda é bem maior e exige uma versão do sistema mais confiável e eficaz.
O uso do CBTC também abre caminho para que as portas de plataforma das estações Jabaquara e Tucuruvi passem a funcionar em breve. A Alstom também avança com a preparação para os testes do sistema de controle de trens na Linha 3-Vermelha, a mais lotada da malha metroferroviária.