Quem espera ver a nova Linha 13-Jade da CPTM funcionando a plena força a partir de 1º de junho é melhor não se animar. Informações obtidas pelo site indicam que a empresa deverá sim ampliar o horário de funcionamento para o padrão da rede (4h40 à meia-noite), porém, a oferta de trens será a mesma de hoje, ou seja, duas composições apenas, uma circulando em cada via.
Na prática isso se traduzirá em intervalos altos de pelo menos 20 minutos aproximadamente. Como a viagem leva em torno de 12 a 13 minutos na atual configuração e o trem permanece na plataforma por um período um pouco maior que o usual a espera continuará alta mesmo comparada aos intervalos de outras linhas da CPTM.
A ideia é que a evolução da linha seja gradativa à medida que os testes avancem. É possível, inclusive, que as viagens do serviço Connect até comecem em junho como prometido, porém, é mais provável que isso ocorra apenas no mês seguinte.
Em outras palavras, a CPTM deve começar a inserir mais trens lentamente na linha no segundo semestre. Por ser o primeiro ramal construído e operado pela empresa (as demais foram herdadas), a Linha 13 mostra alguns desafios como o uso do sistema ATO, que automatiza a operação dos trens – hoje nas outras linhas o comando de movimento das composições é feito pelo operador.
Trens próprios em 2019
Inaugurada no dia 31 de março, a Linha 13-Jade possui 12,2 km de extensão total, porém, pouco mais de 8,5 km de trilhos úteis, ou seja, entre as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos. Nessa primeira fase, o ramal da CPTM tem um potencial de atender poucas regiões e sofre com a falta de conexões mais centrais – a única linha a que é ligada é a 12-Safira.
O projeto da empresa, no entanto, prevê estender a linha até a região de Bonsucesso, localizada após o Aeroporto de Guarulhos, e também levá-la até a futura estação Parque da Mooca onde se conectará à Linha 10-Turquesa. Mas é a futura estação Tiquatira que deve trazer um certo alívio e aumentar o potencial de transporte da linha. Ela conectará a linha Jade à extensão da Linha 2-Verde do Metrô – já licitada mas sem verbas.
A expansão do serviço da Linha 13 depende hoje da disponibilidade dos trens da Série 9500 originalmente previstos para a Linha 7-Rubi. Eles estão “emprestados” enquanto os oito trens da Série 2500 são construídos por um consórcio chinês. Com bagageiros para malas, esses trens serão entregues a partir do final de 2019.
Veja também: Veja como é ir de trem até o Aeroporto de Guarulhos
