Um mês após ser inaugurada, a Linha 13-Jade, da CPTM, passará a funcionar em todos os dias da semana a partir de 30 de abril, próxima segunda-feira. Até então, a nova linha só abria aos sábados e domingos.
O esquema de funcionamento continuará sendo de operação assistida, ou seja, em horário reduzido das 10 horas às 15 horas e sem cobrança de tarifa no trecho. A ideia da CPTM é que durante maio os últimos testes e serviços complementares sejam finalizados para dar início à operação comercial em junho, das 4h40 à meia-noite e com pagamento de passagem. O blog passou pela linha nesta semana e notou diversos funcionários trabalhando em quase toda a extensão.
Em quatro fins de semana de operação, a Linha 13 transportou 120 mil passageiros, quase metade no sábado e domingo de estreia. Agora, com o funcionamento durante a semana, o ramal deve receber um público bem mais amplo, além de curiosos e alguns passageiros do aeroporto. A CPTM não detalhou como será essa nova fase, mas é provável que continue a utilizar um trem em cada via e com intervalos altos no início para, quem sabe, no final de maio testar uma configuração de carrossel, quando as composições alternam as vias.
Com 12,2 km de extensão, a Linha 13-Jade foi inaugurada no dia 31 de março é a primeira construída e operada pela CPTM desde sua fundação há 25 anos. Até então, a companhia de trens metropolitanos tinha assumido linhas de outras empresas além de ter construído parte da Linha 5-Lilás, que foi repassada ao Metrô mais tarde.
Veja também: Baldeações da Linha 13 são problema maior do que distância do aeroporto