CPTM retomará estudos para a Linha 14-Onix

Novo ramal deverá fazer a ligação direta entre Guarulhos e o ABC passando pela Zona Leste de São Paulo. A revisão do projeto funcional acende uma possível retomada do projeto nos próximos anos

Linha 14-Onix deverá voltar a ser tema de estudos pela CPTM (Jean Carlos)

Após a concessão de duas das suas sete linhas, a CPTM agora tem mais espaço e mais profissionais disponíveis para trabalhar nos diversos projetos que visam ampliar a qualidade dos serviços e aumentar a quantidade de passageiros transportados. Um dos tópicos que são mais aguardados são os projetos de expansão.

Dentre as diversas iniciativas de ampliação da malha ferroviária, destaca-se a Linha 14-Onix. Este trecho fará a ligação entre a cidade de Guarulhos e a região do ABC, cortando a Zona Leste de São Paulo de norte a sul.

Segundo informações obtidas pelo site, a CPTM pretende retomar os estudos desta linhas dando ênfase na revisão do projeto funcional do trecho através da avaliação da demanda, traçado e modal a ser implantado. Originalmente foi cogitada a implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no trecho.

Além disso, concomitantemente à revisão do projeto, será elaborado o levantamento aerofotogramétrico que deverá servir de base para a reapreciação do projeto da Linha 14-Onix. Este levantamento visa realizar o mapeamento das áreas através de fotografias aéreas que permitirão maior precisão nos estudos de inserção da linha no tecido urbano.

Linha 14-Onix (STM)

Pelos primeiros estudos, a Linha 14-Onix deverá se integrar a Linha 13-Jade, passar pela nova estação União de Vila Nova na Linha 12-Safira, pela estação Itaquera da Linha 3-Vermelha e 11-Coral, na estação Sapopemba da Linha 15-Prata e atingir a futura estação ABC (antiga Parada Pirelli) na Linha 10-Turquesa.

Atualmente não há previsão para obras do novo ramal da CPTM.

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Marco
Marco
3 anos atrás

Supondo que o modal escolhido não seja o trem pesado de 8 carros presentes nas outras linhas e sim um VLT ou Monotrilho, por quê a Linha 14 seria da CPTM e não do Metrô?

Alguém sabe me explicar essa diferença? Já que “em teoria” o número 14 é o último ramal disponível pra CPTM e todo o resto após o 15 “sempre” será Metrô.

Paulo
Paulo
3 anos atrás

Espero que saia do papel, é uma linha muito útil para o povo do ABC, que sempre são ignorados quando o assunto é mobilidade sobre trilhos. É uma forma bem rápida de ligar o ABC e a ZL ao aeroporto, vai beneficiar muita gente.

Felipe
Felipe
3 anos atrás

No final das contas, se o PSDB continuar perpetuando no poder, será mais uma porcaria de “linha” de BRT, ainda mais que parte dela abrange o ABC.

guile
guile
3 anos atrás

“Após a concessão de duas das suas sete linhas, a CPTM agora tem mais espaço e mais profissionais disponíveis para trabalhar nos diversos projetos que visam ampliar a qualidade dos serviços e aumentar a quantidade de passageiros transportados.”

nao sei de onde tirou essa informação. saíram muitos profissionais e sobrecarregou mais ainda o que restou, essa é a verdade.

Leonardo Formaggi
Leonardo Formaggi
3 anos atrás
Responder para  guile

Eu também achei incoerente. A retomada de estudos de novos ramais por conta da concessão de outras duas, não é uma justificativa coerente. Até porque, que faz os estudos não são maquinistas e controladores de linhas

Lucas
Lucas
3 anos atrás

Que ótimo, será uma linha vital para integrar as “3 regiões” da Zona Leste, além de muito importante para atender as periferias de Guarulhos e Santo André. Agora, espero que retomem a expansão da Linha 12 – Safira para Suzano também.

Paulo
Paulo
3 anos atrás

Qual é a fonte da informação? Qual documento? Não entendo os sites de mobilidade informar que teve acesso e divulgar o fornecedor das informações de um modo muito vago.

Sobrinho de Nonô
Sobrinho de Nonô
3 anos atrás
Responder para  Paulo

Meu caro, nem toda matéria jornalística é feita de fontes documentadas e oficiais. Muitas vezes são fontes anônimas, possivelmente internas, que obviamente não desejam ter seus nomes divulgados.

Leoni
Leoni
3 anos atrás

O atual Secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, usa dos mesmos artifícios dos anteriores, ou seja faz compromissos e se especula sobre o futuro do presente de algo imprevisível, ou seja padrão PSDB!!!
Da mesma forma concordando com o sr. Paulo Meca quando diz; “Nós precisamos terminar os projetos. Não adianta a gente ficar bombardeando” (Se referindo a Linha 15-Prata). Mas se são os próprios dirigentes que ficam prometendo inumeráveis linhas novas como está 14-Onix sem concluir as iniciadas, ou seja se diz uma coisa mas na prática faz outra! Vejam o exemplo da Linha-15 Prata que está incompleta nos dois extremos, e aquela Linha 17- Ouro, por que substituíram a Linha-18 Bronze por BRT, uma vez que considera o Monotrilho ótimo?
Primeiro constrói uma linha de cada vez, concluam todas as que estão incompletas e inacabadas, principalmente da CPTM, que nem a Estação Pirelli está reconstruída, somente após isso que se comece novas implantações.
NÃO PULAR ETAPAS! Um dos maiores erros crônicos persistentes do Metrô é fazer o uso político e tentar ludibriar a população com fantasias e anunciar que vai construir várias linhas ao mesmo tempo, conhecendo a histórica instabilidade política econômica do nosso país.

Ivo
Ivo
3 anos atrás

Se o metrô fosse construir uma linha de cada vez, como defende o Leoni, São Paulo só teria uma única linha de metrô e nenhuma outra linha seria projetada ou planejada.

Ainda bem que esse pensamento atrasado não teve vez em São Paulo.

Leoni
Leoni
3 anos atrás
Responder para  Ivo

Ivo, em nenhum momento do texto está escrito que se deva construir uma de cada vez, e sim se completar, e são muitas as inacabadas, converse com o Caio César do COMMU no qual você é colaborador, não se faça de garoto propaganda oficial do governo travestido de usuário, escrevendo para explicar para nós leigos que houve um exaustivo estudo de demanda, que a troca de modal da linha 18-Bronze por BRT foi ótima, na concessão das Linhas 8 e 9 pela CCR ela estava plenamente preparada e treinada para recebe-la e seus usuários estão muito satisfeitos, múltiplas baldeações evitáveis e aglomerações são aceitáveis, assim como os vãos acima de 10 cm por conta da presença de trens cargueiros entre a plataforma e os vagões na CPTM são normais e não provocam acidentes, não precisando seguir a norma que dispõe da acessibilidade e ergonomia em trens urbanos é a NBR-14021 da ABNT porque ela é obsoleta, no Brasil não existe técnicos e nem engenheiros capacitados para grandes obras de engenharia pesada, por isso o grande número de acidentes que não se sabe os motivos, e para instalar equipamentos mais sofisticados “caixa preta” tipo sistema CBTC-Controle de Trens Baseado em Comunicação, em substituição ao ATC nos trens antigos, e que embora tenhamos a maior quantidade de indústrias multinacionais automobilísticas do mundo e construirmos até avião, que padronizarmos modais elétricos e bitola é asneira, e somos incapazes de construir trens com qualidade, e que só o planejamento e orçamento da engenharia do Metrô é exemplar, o cronograma tem sido seguido a risca, e pode-se começar múltiplas obras e linhas do Metrô de forma concomitante sem concluir as inúmeras inacabadas, e que o “Metrô e CPTM têm mais de trinta projetos atrasados ou paralisados, conforme informado pelo TCE” está equivocado não significando prejuízo e nem má administração, e por não sermos especialistas e nem termos expertise, temos que aceitar passivamente sem contestar, pois se trata de um “pensamento atrasado”!

Ivo
Ivo
3 anos atrás
Responder para  Leoni

“Primeiro constrói uma linha de cada vez, concluam todas as que estão incompletas e inacabadas…somente após isso que se comece novas implantações…” Palavras retiradas do post do Leoni.

Parece que alguém aqui está mentindo. E como discutir com alguém que mente sobre o que escreve? Pior, que além de mentir, ainda faz acusações falsas para desviar o assunto.

E não defendo partido ou governo algum, só constato o óbvio: no Brasil (e no mundo) sempre se planejou e construiu equipamentos de infraestrutura em paralelo, nunca da forma como você propõe (à conta gotas).

Diego
Diego
3 anos atrás

Por se tratar de uma linha de grande extensão e ter em seu trajeto um enorme número populacional, a linha 14 deveria ser trem metropolitano pesado de oito carros.

Luciano
Luciano
3 anos atrás

Não desacreditou que farão, porém:
“Quem viver, verá !”