A tuneladora Cora Coralina, responsável pelas escavações da extensão da Linha 2-Verde, retomou seus trabalhos nesta segunda-feira, 25 de março, partindo da estação Vila Formosa em direção a estação Anália Franco.
O equipamento, assim como o da Linha 6-Laranja, ficou menos de 1 mês parado para a manutenção, já que havia chegado em Vila Formosa no dia 29 de fevereiro.
A previsão é que a tuneladora conclua os túneis até Anália Franco em junho quando já terá escavado e instalado 800 metros de anéis de concreto. Antes, irá passar pelo VSE Coxim, um poço de ventilação entre as duas estações.
O Metrô enfatizou que o equipamento tem capacidade de escavar 15 metros por dia, porém, a média diária na primeira etapa foi de cerca de 7,2 metros.
Isso se explica, entre outros motivos, pelo fato de o equipamento ter passado por uma pausa de cerca de três semanas em dezembro, quando o Consórcio CML2 montou o último módulo da tatuzão e concedeu férias aos funcionários durante o final do ano.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Nesta primeira etapa, o tatuzão ainda irá passar pelas estações Santa Clara e Orfanato após chegar em Anália Franco. Ele será desmontado no VSE Falchi Gianini, onde está sendo escavado o túnel até a estação Vila Prudente no método NATM.
De lá, será remontado na Vala Penha, que fica a cerca de 160 metros ao norte da estação Penha. A segunda etapa passará ainda pelas estações Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel antes de terminar no Complexo Rapadura.
O governo trabalha com a meta de entregar a primeira fase extensão da Linha 2-Verde em 2026 e a segunda, em 2027.