Após cabos de fibra ótica serem cortados, toda a Linha 5-Lilás ficou paralisada desde às 13h40 desta sexta-feira, 18. Por volta de 16h, no entanto, a operação foi restabelecida.
De acordo com a ViaMobilidade, a concessionária acionou o sistema PAESE para cobrir toda a linha em ambos os sentidos com 80 ônibus.
A falha do sistema de sinalização ocorreu por conta de cabos de fibra óptica rompidos na região do Horto do Ipê. A empresa compartilhou imagens da tentativa de furto, com cabos rompidos, o que impede a transmissão de dados do sistema CBTC.
A Linha 5 tem passado por uma série de problemas recentes após um longo período de estabilidade. A tentativa de furto de cabos não é inédito, tendo ocorrido anteriormente em maio quando uma pessoa morreu ao tentar retirar o item na via.
Indivíduos têm invadido as vias do ramal em busca de materiais com valor como cobre mas acabam destruindo outros tipos de fiação na tentativa de encontrar o que procuram.
Os cabos de fibra óptica, por exemplo, não possuem valor, acabando descartados não sem antes prejudicar o funcionamento da operação.
