Linha 6-Laranja deve ser estendida até a futura estação São Carlos, na Mooca

O novo trecho da Linha 6-Laranja se sobreporá à Linha 16-Violeta, em estudo

Durante a chegada oficial do Tatuzão Sul na estação Perdizes, o governo do estado revelou quais são as quatro novas estações que estão em estudo para uma extensão da Linha 6-Laranja em direção ao sudeste.

Segundo a gestão atual, a LinhaUni, concessionária do ramal, pretende implantar as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, levando a Linha 6 até o encontro com a Linha 10-Turquesa, da CPTM.

Trata-se na verdade do antigo trajeto da segunda fase da Linha 6-Laranja, elaborado pelo Metrô e que chegaria até Cidade Líder. Esse projeto acabou deixado de lado há cinco anos, quando a companhia decidiu desenvolver o projeto da Linha 16-Violeta.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O novo ramal, considerado de projeto inovador, está em vias de ter o projeto básico e estudo ambiental concluído nos próximos anos, mas não há ainda uma decisão se será construído de fato.

No percurso conhecido até aqui, a Linha 16 terá a estação Monumento, próximo ao Museu de Ipiranga, e também será conectada com a Linha 10 na estação São Carlos. Já a estação Monumento da Linha 6 parece ficar mais ao norte, em mapas antigos.

Visão do interior da Estação Parque da Móoca: plataforma dos trens regionais
Projeção abandonada da Estação Parque da Móoca/São Carlos: local terá encontro de várias linhas, mas projeto atual não é conhecido

Outra parada cujo nome existe em ambos os projetos é Aclimação, mas nesse caso as duas estações estão bastante distantes nos estudos divulgados até o momento.

Além das quatro estações a sudeste, a Acciona, construtora que lidera o projeto da Linha 6, também ganhou aval para aprofundar estudos de duas novas estações após Brasilândia – Morro Grande, ao lado do pátio de manutenção, e Velha Campinas.

Existem ainda duas estações planejadas para o ramal, Vila Clarice, que se conectará com a Linha 7-Rubi, e Bandeirantes, ao lado da rodovia de mesmo nome.

Ao todo a nova fase de expansão da Linha 6-Laranja somará 7 km, o que fará com que o ramal tenha mais de 22 km de extensão e 21 estações.

Previous Post
Tatuzão da Acciona: empresa parece muito interessada em levar a Linha 16

Linha 6-Laranja: Tatuzão Sul já chegou à estação Perdizes

Next Post

Metrô inicia concretagem de laje da futura estação Guilherme Giorgi

Related Posts