O Tatuzão Sul, também conhecido como “Maria Leopoldina” e que está escavando os túneis da Linha 6-Laranja em direção a estação São Joaquim, já está na estação Perdizes. A chegada teria ocorrido nesta sexta-feira (29), segundo informações obtidas por este site.
No entato, o rompimento da parede da estação está marcado para este sábado (30), às 9h30, em evento com autoridades, incluindo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Pelos cálculos mantidos pelo site, foi o avanço mais veloz do TBM (Tunnel Bore Machine ou Máquina de perfurar túneis).
Em exatos dois meses, o tatuzão percorreu cerca de 825 metros a uma média diária de 13,5 metros. Como referência, a viagem entre Água Branca e SESC-Pompeia beirou os 13 metros de avanço diário.

A partida ocorreu na estação SESC-Pompéia no dia 31 de julho, e no caminho a tuneladora passou pelo futuro poço de ventilação Venâncio Aires.
A tuneladora agora deve ficar um período parada em Perdizes para retomar as escavações em direção a próxima estação, PUC-Cardoso de Almeida.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Será o início da fase em relevo mais acidentado do percurso. Se em Perdizes a laje de fundo fica a apenas 28 metros da superfície, PUC-Cardoso é bem mais profunda, com as vias localizadas a 61 metros da superfície.
Até aqui o Tatuzão Sul escavou cerca de 3 km em 300 dias de trabalho, ou seja, uma média 10 metros por dia. A máquina, no entanto, iniciou seus trabalhos há 653 dias a partir do VSE Tietê, mas após o acidente no poço Aquinos ficou parada por 211 dias.
