Linhas 8 e 9 tiveram queda na demanda de passageiros em julho

Composição da Série 8900 (Jean Carlos)
Composição da Série 8900 (Jean Carlos)

A ViaMobilidade experimentou um movimento atípico de passageiros nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em julho. Em vez de ver a demanda crescer aos poucos, como ocorre em outros ramais metroferroviários, o número de usuários diários caiu.

Segundo dados divulgados pela concessionária, houve uma redução de 1,8% na Linha 9 e de 4,9% na Linha 8 se comparado com números de julho de 2023.

Na prática, a Linha Esmeralda teve um movimento médio de 409.400 passageiros em dias úteis contra 416.760 no mesmo período do ano passado.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Em 2024, o ramal apresenta crescimento, mas bem menor do que o visto em 2023.

Queda na Linha 9 foi de 1% e na Linha 8, de 5%
Queda na Linha 9 foi de 1% e na Linha 8, de 5%

A Linha 8-Diamante, por sua vez, é a que mais parece afetada pela queda na demanda. Foram transportados em média 305,7 mil passageiros por dia no mês passado, 15,6 mil usuários a menos do que em julho de 2023.

Vale dizer que o ramal já tem perdido passageiros desde abril, mas o número de julho é de longe o pior.

Receita cresceu mais que demanda no 1º semestre

O movimento de passageiros nas duas linhas de trens metropolitanos contrasta com o consistente crescimento no número de usuários em outros ramais administrados pelo grupo CCR.

A Linha 4-Amarela, da concessionária ViaQuatro, teve 5,3% de crescimento na demanda de janeiro a julho enquanto a Linha 5-Lilás, da ViaMobilidade Linhas 5 e 17, um aumento de 11%.

Extensão da Linha 5-Lilás terá duas estações
Movimento das linhas 4 e 5, também administradas pela CCR, está em crescimento (Jean Carlos)

A situação de aparente estagnação já havia surgido no relatório de resultados da CCR Mobilidade referente ao 1º semestre.

Embora tenha havido um pequeno crescimento na receita (2,8%), o aumento de demanda foi marginal, de apenas 0,9%, só compensado pelo reajuste da tarifa de remuneração devida pelo estado.

Vale lembrar que os contratos de concessão redigidos pelo governo possuem cláusulas de demanda em que um movimento abaixo do projetado justifica pedidos de reequilíbrio econômico para o parceiro privado.

 

Previous Post
Trem da Linha 15-Prata

Linha 15-Prata pode entrar em pacote de concessão das linhas 19 ou 20

Next Post
Comissionamento de Trens (Marcus Coester)

Aeromóvel de Guarulhos já está na fase de testes de comissionamento

Related Posts