Metrô, CPTM e SPUrbanismo firmam convênio para requalificar a região da estação Palmeiras-Barra Funda

Estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

CPTM, Metrô e a SPUrbanismo firmaram na última quinta-feira (26) um convênio para a elaboração do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Barra Funda. A região é possui conectividade com linhas de metrô, trem, além dos ônibus urbanos e regionais que passam pelo terminal intermodal.

Dentre as principais justificativas para a realização do convênio está a intenção por parte do Metrô e CPTM em ampliar e requalificar a estrutura existente no terminal intermodal através do projeto Polo Barra Funda.

A estação também tem previsão para receber novos serviços como a Linha 11-Coral e 13-Jade. Atualmente estão em curso as obras para a revitalização do trecho até a estação Luz que permitirá a chegada dos trens até a zona oeste. 

Área da Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

Além disso, considera-se também a implantação do TIC, que deverá ser concedido juntamente com a Linha 7-Rubi. Atualmente o processo de concessão do tramo está parado por conta de resoluções por parte do governo federal.

Estima-se que no futuro o terminal possa receber um fluxo de até 180 mil usuários por dia. Neste sentido, vê-se como importante a requalificação urbana da região com a melhoria do aproveitamento que é dado aos territórios lindeiros.

A ideia de reorganização fundiária permitirá o uso e ocupação do solo de forma mais adequada à região. O adensamento do uso não residencial de espaços através da construção de empreendimentos associados também está previsto.

Dentre as principais características da proposta estão:

  • Ampliação da passarela Norte e Sul
  • Ampliação e requalificação dos acessos ao TI Barra Funda
  • Ampliação da conectividade funcional e visual nos espaços internos do TI Barra Funda
  • Adequação dos espaços com a chegada das Linhas 11 e 13
  • Racionalização e reorganização dos espaços internos da estação visando melhoria do fluxo e atividades
  • Requalificação do sistema viário
  • Requalificação dos sistemas de mobilidade ativa
  • Proposta de novos espaços destinados ao público no setor norte, com o adensamento de usos não residenciais
  • Processo participativo através de audiências e consultas públicas.
Potencial de ser a nova centralidade da região

Ao final dos estudos a SPUrbanismo será responsável pela elaboração e encaminhamento das melhorias através de instrumento normativo que conste todas as mudanças propostas. O documento deverá ser analisado pela prefeitura de São Paulo.

O convênio possui duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos ou inferiores através de termos aditivos. Após a conclusão dos serviços o contrato será finalizado através de um termo de encerramento.

Área da Linha 7-Rubi da CPTM (Jean Carlos)

Através das propostas colocadas para a ampliação do Terminal Intermodal de Palmeiras-Barra Funda será possível adaptar o ambiente para uma nova realidade que traga, além de mais conforto aos passageiros, melhorias importantes como a implantação de serviços que podem potencializar a atividade econômica e gerar sustentabilidade financeira ao empreendimento.

Previous Post

Rodrigo Garcia volta atrás e agora diz que Linha 17-Ouro chegará à Paraisópolis

Next Post

Tatuzão da Linha 6-Laranja que foi inundado por esgoto aparece fora do túnel

Related Posts