Metrô de São Paulo sai derrotado na concessão da linha metroviária de Quito

Governo da capital do Equador selecionou consórcio formado pela empresa francesa Transdev e o Metrô de Medellin, na Colômbia
Metrô de Quito

A prefeitura de Quito, capital do Equador, anunciou há pouco ter selecionado o consórcio entre a empresa francesa Transdev e a operadora do metrô de Medellin, na Colômbi, para operar a primeira linha metroviária do país.

O Metrô de São Paulo, por meio da sua divisão Metrô Consulting, era a outra concorrente selecionada para a disputa pela concessão do ramal de 23 km e 15 estações que está na fase final de implantação.

Os organizadores da licitação, no entanto, não haviam detalhado os valores do futuro contrato, que terá extensão inicial de seis anos. O Metrô de Quito começou a ser construído em 2013 e custou até o momento US$ 2 bilhões. A Acciona, que está à frente da Linha 6-Laranja de São Paulo, foi responsável pelas obras enquanto a fabricante CAF, da Espanha, forneceu os 18 trens que serão usados no serviço.

Metrô do Equador terá 15 estações e 23 km (MQ)

Apesar de criar uma empresa estatal para tocar o projeto, o governo local preferiu conceder a operação e manutenção por conta da falta de experiência nesse tipo de serviço no país. A expectativa é que a linha de Quito inicie sua operação em dezembro deste ano.

O Metrô paulista foi um dos 15 interessados em assumir a concessão, numa mudança estratégica surpreendente já que a empresa vem perdendo a operação de ramais em São Paulo para a iniciativa privada – além da Linha 6, que foi leiloada como uma PPP integral (Parceria Público-Privada), as linhas 4-Amarela e 5-Lilás são operadas por concessionárias.

A experiência, no entanto, pode ser útil para que o Metrô possa participar de outras concorrências no futuro e assim buscar receitas extras para que sua situação financeira se equilibre.

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4 comments
  1. Boa sorte. Com todo o respeito, mas Medellin, com um metro que parece o do Recife ou o de BH, se tiver 5% da experiencia que o Metro de SP tem é muito.

    É como se eu, que com sorte sei dirigir um carro, sou selecionado para pilotar onibus articulados.

  2. Eu já esperava que eles iam escolher o Metrô de Medellín, mesmo o Metrô de São Paulo tendo muito mais experiência e até participou da implantação do Metrô de Medellín até enviando técnicos para lá nos anos 90, sendo o metrô de lá inaugurado em 1995. O Metrô SP pode participar de outras concorrências no futuro e os equatorianos no fórum SkyScrapercity não gostaram de dois metrôs latinos como finalistas, diziam eles que preferiam uma operadora europeia.

  3. Bom , já era esperado essa derrota. Sem condições nenhuma. Não sejamos trouxas de acreditar que o metrô de são Paulo teria alguma chance. Quem tinha esperança, são esses trouxas de plantão que não serve nem pra adubo..

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