Metrô inicia extensão da Linha 15-Prata no sentido Ipiranga

Trecho de via com 380 metros será construído até 2022 para permitir uma nova área de manobra após a estação Vila Prudente
Monotrilho da Linha 15 passa por aparelho de mudança de via (CMSP)

O Metrô anunciou nesta sexta-feira, 23, o início das intervenções na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello para construção de um trecho de 380 de vias da Linha 15-Prata. Trata-se da primeira parte do projeto que levará o ramal de monotrilho até a estação Ipiranga, da Linha 10-Turquesa da CPTM.

A obra, revelada em primeira mão pelo site MetrôCPTM em novembro de 2019, deverá ficar pronta em 2022 e permitirá que os trens possam mudar de via após a estação Vila Prudente. Atualmente, o track-switch existente está localizado um pouco antes das plataformas, o que tira agilidade da operação.

Nessa primeira etapa serão implantados os pilares que sustentarão as vigas-trilho e também a estrutura onde serão instalados os equipamentos de mudança de via. Como mostrou o site, esse novo trecho chegará próxima de uma comunidade à beira da avenida e que já recebeu contatos do Metrô para uma futura remoção.

Enquanto esse trabalho está sendo executado pelo consórcio Monotrilho Leste, formado pelas empresas OAS e Queiroz Galvão, a obra de extensão da Linha 15 até o Ipiranga ainda será licitada. A companhia está preparando o projeto executivo no momento além de estudos para alteamento de rede de alta tensão na região.

Os dois “rabichos” da Linha 15: já parte de futuras extensões

No relatório mensal que divulga o andamento das obras, o Metrô projeta que a futura estação Ipiranga deverá ser entregue em 2024, mas a previsão é pouco confiável já que existem etapas complexas à frente como a liberação de áreas onde a via será implantada, licenças ambientais e a própria licitação. Diante dos impasses que ocorreram em outros contratos públicos da empresa não é possível confiar em qualquer estimativa atualmente.

A inclusão da estação Ipiranga na Linha 15-Prata ocorreu anos depois do projeto original, quando o Metrô chegou à conclusão que Vila Prudente poderia ficar sobrecarregada após a extensão da Linha 2-Verde e a chegada do monotrilho à Cidade Tiradentes. Em 2015, os estudos para o projeto foram iniciados, mas acabaram suspensos.

Quando chegar no Ipiranga, os usuários do monotrilho poderão seguir com mais facilidade em direção ao centro da capital, além de criar uma conexão mais rápida com o ABC Paulista.

Total
70
Shares
11 comments
    1. Pois é, Filipe, para não perder o raciocínio do texto deixei para conferir a data depois e aí esqueci de revisar. Peço desculpas aos leitores.

  1. Boa tarde
    Como eu faco para trabalha nas construções das estações, do metrô e cont.

    Obrigado.

  2. Estas mudanças propostas dos terminais das Linha15-Prata, como também a preparação e o planejamento para receber a Linha 5-Lilás na Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa, conforme plano diretor, tais mudanças são fundamentais, pois os gestores já concluíram que a demanda de ambas as linhas são crescentes para se aliviar a Linha 2-Verde, tratando-se de correções necessárias, uma vez que nem Vila Prudente e Chácara Klabin são planejadas para serem terminais .
    Com relação á relocação das linhas de transmissão elétrica, deverão ser planejadas de tal forma que se consiga também reservar um dos lados para a linha 5-Lilás.
    Desta forma deveria- se planejar para o lado esquerdo para quem vai para a Luz, reservando para Linha 5-Lilás, definindo o para o lado direito á chegada da Linha 15.
    Agindo desta forma este projeto eliminará dois cruzamentos desnecessários nesta nova Estação Integradora Ipiranga da Linha-10 da CPTM, pois a chegada de ambas se efetivarão de forma paralela.

    1. ABC? Nunca né.
      País atrasado!
      Enquanto em Roma o povo é doido para ter e não pode pois onde cava tem sítio arqueológico, aqui essa vergonha.
      E tem quem canta no estádio que é brasileiro com muito orgulho…aff

  3. É uma verdadeira vergonha São Paulo corresponder a cerca de 70% do movimento do país de transporte sobre trilhos e não receber quase nada de investimentos do governo federal, há anos. O dinheiro paulista vai mas não volta!

  4. Acho que deveriam
    Privilegiar a zona oeste
    Regiao mais populosa e. Carente da cidade
    Agora ficam fazendo grandes obras na zon sul
    Vejo metro no inicio da joao Días e nenhum metro na moca
    Vila formosa vila macarrao
    Acho isso um desacato e falta de bom senso

  5. Eu moro no interior de Sp e vejo o descaso da malha ferroviária aonde que o trem passageiro passava hoje, existe vandalos e descasos ,parece que o interior de Sp foi esquecido de vez

  6. Alguém pode me ajudar por favor ????
    Preciso ir até a sapopemba , olhei no Google e o trajeto recomendado é ir até a estação vila prudente, e pegar o metrô são matheus da linha prata , e ir até a estação fazenda da juta , alguém sabe me informar se existe essa estação msm , por q já perguntei a várias pessoas e me respondem q nunca ouviram falar . Alguém pode me ajudar por favor ???
    Obs( lá na estação vila prudente , consigo pegar esse outro metrô? ) . Desde de já agradeço

    1. É uma estação da linha prata, entre Sapopemba e São Mateus. É o mesmo monotrilho que você pega na Vila Prudente.

Comments are closed.

Previous Post

Alstom volta a ser contratada para fornecer trens da Linha 6-Laranja do Metrô

Next Post

MRS pretende segregar quase todos os trilhos de carga que passam em São Paulo

Related Posts