Metrô e Agis concluíram lançamento de vigas no pátio com uso de treliça
Estruturas foram transportadas por equipamento instalado no piso superior do Pátio Água Espraiada

O trabalho da trelição lançadeira, uma grande estrutura de pontes rolantes e guindastes, teria sido concluído no Pátio Água Espraiada, da Linha 17-Ouro.
Segundo relatos, a construtora Agis e o Metrô de São Paulo lançaram dias atrás 68ª viga no piso superior do pátio, encerrando a colocação das estruturas na área de estacionamento.
A treliça lançadeira começou a ser usada no pátio em setembro do ano passado a fim de posicionar as vigas guia do monotrilho em locais onde o içamento por guindaste convencial seria inviável.
O equipamento consiste de estruturas metálicas com partes rolantes e motores que conseguem içar peças de até 140 toneladas. As vigas são então movimentadas em dois eixos até serem posicionadas sobre a área de fixação.

Foi o mesmo método utilizado para lançar vigas guia no trecho da Marginal Pinheiros anos atrás.
Imagens recentes do canal iTechdrones mostram a provável área que recebeu as últimas seis vigas. Elas foram pré-moldadas fora do pátio e então posicionadas na Rua Lacônia, na lateral sudoeste do pátio, antes de serem levadas pela treliça.
A conclusão desta etapa não significa que o trabalho de instalação de vigas acabou. a Agis e a BYD ainda tem alguns aparelhos de mudança de via para serem montados no nível superior do pátio.

Mas o vídeo do canal mostra que o pátio vai se aproximando da sua forma final, com obras de acabamento e também construção de blocos de apoio.
A liberação do trecho de estacionamento deve facilitar a acomodação dos 14 trens SkyRail que serão recebidos até o final do ano.

Será que a linha será entegue em 2026?
No ritmo que está, com certeza. Logo teremos a 14ª linha do sistema
Eu acredito que sim. Talvez não de forma completa, mas algo parcial, pelo menos (como ligando Aeroporto a Campo Belo, por exemplo. Semelhante a L15 na entrega dela)
Creio que sim. A Agis vem fazendo um excelente trabalho, bem como outras empreiteiras nas linhas 2, 6 e 15 com obras em pleno funcionamento.
Confesso que nunca vi algo assim antes… tantas linhas em obras simultaneamente fluindo bem.
Quanto vai ser custo total final da linha ouro?