Metrô e Agis concluíram lançamento de vigas no pátio com uso de treliça

Estruturas foram transportadas por equipamento instalado no piso superior do Pátio Água Espraiada

Piso superior do pátio Água Espraiada, que servirá de estacionamento de trens
Piso superior do pátio Água Espraiada, que servirá de estacionamento de trens (iTechdrones)

O trabalho da trelição lançadeira, uma grande estrutura de pontes rolantes e guindastes, teria sido concluído no Pátio Água Espraiada, da Linha 17-Ouro.

Segundo relatos, a construtora Agis e o Metrô de São Paulo lançaram dias atrás 68ª viga no piso superior do pátio, encerrando a colocação das estruturas na área de estacionamento.

A treliça lançadeira começou a ser usada no pátio em setembro do ano passado a fim de posicionar as vigas guia do monotrilho em locais onde o içamento por guindaste convencial seria inviável.

O equipamento consiste de estruturas metálicas com partes rolantes e motores que conseguem içar peças de até 140 toneladas. As vigas são então movimentadas em dois eixos até serem posicionadas sobre a área de fixação.

No centro o espaço que recebeu as últimas vigas lançadas pela treliça (estrutura laranja) (iTechdrones)

Foi o mesmo método utilizado para lançar vigas guia no trecho da Marginal Pinheiros anos atrás.

Imagens recentes do canal iTechdrones mostram a provável área que recebeu as últimas seis vigas. Elas foram pré-moldadas fora do pátio e então posicionadas na Rua Lacônia, na lateral sudoeste do pátio, antes de serem levadas pela treliça.

A conclusão desta etapa não significa que o trabalho de instalação de vigas acabou. a Agis e a BYD ainda tem alguns aparelhos de mudança de via para serem montados no nível superior do pátio.

Obras do pátio são de responsabilidade da construtora Agis (iTechdrones)

Mas o vídeo do canal mostra que o pátio vai se aproximando da sua forma final, com obras de acabamento e também construção de blocos de apoio.

A liberação do trecho de estacionamento deve facilitar a acomodação dos 14 trens SkyRail que serão recebidos até o final do ano.

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Felipe
Felipe
10 dias atrás

Será que a linha será entegue em 2026?

Lucas
10 dias atrás
Responder para  Felipe

No ritmo que está, com certeza. Logo teremos a 14ª linha do sistema

Marcus
Marcus
9 dias atrás
Responder para  Felipe

Eu acredito que sim. Talvez não de forma completa, mas algo parcial, pelo menos (como ligando Aeroporto a Campo Belo, por exemplo. Semelhante a L15 na entrega dela)

Leonardo
Leonardo
9 dias atrás
Responder para  Felipe

Creio que sim. A Agis vem fazendo um excelente trabalho, bem como outras empreiteiras nas linhas 2, 6 e 15 com obras em pleno funcionamento.
Confesso que nunca vi algo assim antes… tantas linhas em obras simultaneamente fluindo bem.

Edmundo Rodrigues
Edmundo Rodrigues
8 dias atrás

Quanto vai ser custo total final da linha ouro?