Os módulos das portas de plataforma da estação Jabaquara já foram finalizados, segundo informação divulgada pela empresa Husk Eletrometalúrgica. Eles devem ser enviados à parada da Linha 1-Azul nos próximos dias.
As fachadas serão instaladas pela Alstom até dezembro, segundo previsão do Metrô. A estação, uma das mais antigas da companhia, já tem recebido reforços em uma das plataformas a fim de suportar o peso extra da estrutura.
Um aspecto interessante a respeito das PSDs de Jabaquara é a montagem por módulos, que é diferente do que se vê na Linha 5-Lilás. Lá a Bombardier tem feito a instalação no local, primeiro montando a estrutura e então aplicando os paineis e equipamentos.
Por conta da instalação em módulos, é bastante provável que o trabalho seja concluído em pouco tempo. Daí será preciso seguir todos os protocolos de testes e homologação do equipamento.

Nos próximos dias o Metrô deve dar início à montagem das portas de plataforma da estação Tucuruvi, na Zona Norte. E em 2022 será a vez de Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera, na Linha 3-Vermelha.
O contrato que prevê as quatro estações foi assinado com a Alstom há vários anos e envolve o sistema CBTC de controle de trens. Por essa razão, apenas elas estão incluídas no projeto.
O Metrô tem outro contrato mais amplo de PSDs, assinado com o consórcio Kobra e prevê a instalação de 88 fachadas na maior parte das estações das linhas 1-Azul, 3-Vermelha e algumas da Linha 2-Verde.
Após disputas judiciais, o cronograma está sendo revisto, mas ainda não foi divulgado pelo Metrô.