No centro da cidade, estação Guarulhos deverá movimentar mais de 50 mil passageiros por dia

A Linha 19-Celeste será um dos próximos ramais de metrô a serem construídos, pelo que se espera. Com a expectativa de atingir a cidade de Guarulhos, adentrando o centro urbano do município, o novo trecho trará grandes melhorias na mobilidade das regiões que atender. Atualmente está em curso a elaboração do projeto básico do ramal.

Prosseguindo na série de matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste em Guarulhos, em nosso quarto artigo abordaremos a estação que recebe o nome da cidade e que está localizada no coração da cidade.

A estação Guarulhos estará localizada na Rua Cerqueira César entre a Rua Dom Pedro II e a Avenida Antônio de Souza nas proximidades da Praça IV Centenário. A região é marcada pela grande densidade de áreas comerciais e de serviços, como o Poli Shopping, tornando o local, naturalmente, um polo gerador de viagens.

Localização da Estação Guarulhos (CMSP)

Na região baixa, próxima à Praça IV Centenário, existe uma maior concentração de hipermercados, faculdades e também de hotéis. Essa diversificação dos tipos de serviços foi considerada na projeção inicial da estação que contará com acessos na região do calçadão e da Praça IV Centenário.

Acesso da Estação Guarulhos (CMSP)

A articulação com o sistema de transporte é fundamental para o bom funcionamento da estação e para a dinâmica de deslocamentos dentro da cidade. Está prevista a integração com o corredor de ônibus da EMTU que liga Guarulhos à região do Tucuruvi. A integração com o sistema municipal se dará por paradas de ônibus convencionais.

Linha de bloqueios da Estação Guarulhos (CMSP)

Além da integração com os modos de média capacidade, os passageiros também contarão com espaços para o transporte individual como as baias para carros e táxis, paraciclos e um bicicletário.

Detalhes construtivos da Estação Guarulhos (CMSP)

A estação Guarulhos da Linha 19-Celeste terá uma demanda prevista de aproximadamente 51 mil passageiros diários. A estação deverá ser construída utilizando como método construtivo o VCA (Vala a Céu Aberto). Estima-se que a profundidade da estação seja de aproximadamente 35 metros.

Confira também as outras matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste em Guarulhos:

Nota do editor: as informações acima são preliminares, ou seja, poderão sofrer alterações e readequações após a conclusão do projeto básico.

Previous Post

Compra de 19 novos trens para Linha 15-Prata é confirmada pelo Metrô

Next Post

Vinte dias após ser aberta, estação Jardim Colonial tem horário de funcionamento ampliado

Related Posts