O que impede que os trens de metrô se choquem?

Graças ao sistema de sinalização, surgido há mais de 50 anos, composições circulam de forma automática e segura nos trilhos
Trem de metrô: sistema de automação da operação já completou mais de 50 anos (GESP)

Para quem não acompanha o setor metroferroviário de perto e faz uso dos trens do Metrô e da CPTM com alguma regularidade, teve ter se perguntado em algum momento “afinal, o que impede que os trens se choquem?”. Certamente ainda causa espanto em muitos passageiros ver as composições da Linha 4-Amarela e do monotrilho da Linha 15-Prata sem condutores, por exemplo. Com intuito de esclarecer esses temas técnicos de forma acessível ao público, o site passa a publicar artigos em uma nova seção, “Além dos Trilhos”.

Nos últimos tempos, as linhas de metrô e trens metropolitanos têm sido criticadas pelo seu alto custo e número de falhas, argumentos geralmente utilizados por críticos favoráveis à implantação dos chamados “BRT”, corredores com características emprestadas justamente do setor metroferroviário. O que pouca gente lembra ou ressalta é que um sistema sobre trilhos possui uma complexidade e segurança só comparável à da aviação.

Enquanto ônibus ainda circulam por ação exclusivamente humana, inclusive em relação à segurança (algo que a tecnologia autônoma deve mudar num futuro breve, vale lembrar), trens se movimentam por meio de sistemas automáticos há mais de 50 anos – a estreia ocorreu no Metrô de Londres em 1968 com a Victoria Line.

É o uso dessa tecnologia que permitiu que hoje linhas de metrô como a 1-Azul e a 3-Vermelha possam transportar diariamente mais de 1,5 milhão de passageiros com algumas dezenas de trens. Para fazer algo semelhante em um sistema rodoviário seria preciso de vias imensas e centenas de veículos e sem o mesmo nível de segurança e redução de poluentes, para citar dois aspectos.

Mas, afinal, o que impede que os trens de metrô se choquem em movimento?

A resposta está no sistema de sinalização, que utiliza sensores e softwares para controlar o deslocamento de cada composição na via.

Como os trens são mantidos em distâncias seguras

O mais conhecido deles é o ATC (Autommatic Train Control) e utilizado em níveis diferentes no Metrô e na CPTM. Esse sistema utiliza o método de blocos em que a presença de um trem em um dos trechos bloqueia a entrada de outra composição no bloco anterior. Esse intervalo garante que esses trens não se aproximem em hipótese nenhuma. O ponto fraco do ATC é que o tamanho dos blocos determina a velocidade e o intervalo entre os trens e por isso uma nova tecnologia tem sido implementada em linhas novas e antigas, o CBTC.

Quem acompanha nosso site já leu centenas de vezes o termo CBTC, tradução para Controle de Trens Baseado em Comunicação. Trata-se de um sistema que utiliza sinais de rádio presentes em cada composição para ter um panorama em tempo real da posição de cada um deles. É como se todos os trens estivessem conectados e andando virtualmente presos uns aos outros. É ele que é usado hoje nas linhas 2-Verde 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata do Metrô de São Paulo. Sua vantagem é proporcionar uma viagem mais suave e ao mesmo reduzir os intervalos entre trens que podem circular mais perto sem risco à segurança.

Piloto automático

Mas então por que os trens possuem operadores nas cabines? Sua função varia de acordo com o grau de automação do sistema, conhecido pela sigla GoA, e que vai de 0 a 4. Uma composição GoA 0 é comum um ônibus comum, está totalmente dependente de seu condutor, que acelera, freia, aciona portas e outras funções. Já o GoA 4 se traduz pela automação total, quando é possível circular sem um operador in loco – é o caso da Linha 4-Amarela, pioneira na tecnologia no Brasil e razão da ausência de cabine em seus trens.

CCO da CPTM: exército que coordena os trens à distância (GESP)

A maior parte das linhas de metrô e trens metropolitanos possui tecnologia GoA 2, que significa uma operação semi-automática. Ou seja, o movimento dos trens é feito pelo sistema, com aceleração e frenagem automáticas e em alguns casos abertura e fechamento das portas, mas operador executa outras funções, além de supervisionar o funcionamento dos equipamentos e atuar em casos específicos.

Em São Paulo, Metrô e CPTM operam com o ATC nas demais linhas, porém, no segundo caso o operador movimenta os trens dentro de protocolos de velocidade e sob orientação do Centro de Controle Operacional, o CCO.

É nessa central que a operação é coordenada por uma grande equipe que trabalha em conjunto com os operadores de trens. Em imensos mapas com dezenas de informações, esses profissionais garantem a segurança e qualidade da operação, um exército invisível que mantém o Metrô e a CPTM funcionando 24 horas por dia, 365 dias por ano. Sim, embora o serviço seja interrompido durante a madrugada, o trabalho de controlar as vias segue sem intervalos afinal é preciso coordenar os trabalhos de manutenção e, no caso da CPTM, orientar trens de carga que passam pela região metropolitana de São Paulo.

Trem da CPTM: companhia opera em um nível com menos automação, mas deve evoluir nesse sentido em breve (GESP)

Falhas existem? Sim, mas são mínimas

Como se sabe, não há sistema infalível e no caso de trens de passageiros, a comoção é quase tão grande quanto à da aviação, onde qualquer incidente mais chamativo é motivo de destaque na mídia. Da mesma forma, um choque ou descarrilamento sempre é noticiado com grande repercussão.

Novamente se apoiando nos aviões, um problema com trens ocorre após uma sequência de falhas e não por um problema isolado. Um caso como o ocorrido no monotrilho da Linha 15 que resultou no choque de dois trens tem sido raro e certamente foi motivado pela não observância de várias medidas de segurança.

Embora não se deve menosprezar um acidente que se preze, é fato que a quantidade de problemas graves em sistemas bem estruturados é ínfima diante das milhares de viagens realizadas diariamente nos principais sistemas metroferroviários do mundo. É isso que torna nossa viagem mais tranquila e confortável.

Os monotrilhos acidentados: choques ocorrem, mas são raros (Yamas75/Instagram)

 

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  1. O metrô de SP é exemplo a ser seguido no país. Infelizmente os corneteiros de plantão sempre vão criticar o serviço que, como se viu na matéria, é de extrema complexidade.

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