A longamente aguardada operação integral da estação Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda, não começou nesta quarta-feira, 22 de junho, como havia adiantado o governo do estado. Em resposta ao site, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) afirmou que os “testes continuam” no trecho, sem estipular uma data exata.
Inaugurada em agosto de 2021, a nova estação está desde então numa operação assistida, com horário bastante limitado e um serviço que consiste em partidas a cada 20 minutos até a estação Grajaú, onde o passageiro precisa desembarcar e seguir viagem em outro trem.
Em 31 de maio, data prometida pelo governador Rodrigo Garcia, a STM enviou nota ao site afirmando que “Para operar com segurança em horário comercial integral, a CPTM precisa ter a emissão do Certificado de Segurança do Sistema de Sinalização, que será entregue dia 10. Após essa data, a ViaMobilidade fará 10 dias de testes e irá operar à partir do dia 22 de junho em horário integral: das 4h a 00h”.
Segundo apurou o site, o início da operação plena pode ficar para julho. Um indício é que a linha de ônibus 6003-21, entre o Terminal Varginha e a nova estação, que deveria começar a funcionar no sábado, 25 de junho, foi remarcada pela SPTrans para o dia 2 de julho. O serviço só faz sentido com a estação Mendes-Vila Natal em funcionamento pleno.
Localizada no extremo sul da capital paulista, Mendes-Vila Natal faz parte do projeto de expansão que também inclui a futura estação Varginha, prometida para inauguração no final deste ano. No entanto, também ela será aberta incompleta, com expectativa de permanecer por um ano em “operação assistida”.
