Pátio Morro Grande, da Linha 6-Laranja, já atingiu 55% de execução das obras

Construído em uma antiga pedreira na Zona Norte, pátio será usado para manutenção e estacionamento dos trens, mas também servirá com área administrativa e Centro de Controle Operacional do ramal
Área do estacionamento de trens no Pátio Morro Grande (Jean Carlos)
Área do estacionamento de trens no Pátio Morro Grande (Jean Carlos)

As obras de construção do Pátio Morro Grande, da Linha 6-Laranja, atingiram 55% de execução, segundo a LinhaUni, concessionária responsável pelo futuro ramal de metrô.

Localizado onde antes existia uma pedreira próxima à região de Brasilândia, o pátio será usado para manutenção e estacionamento dos trens, mas também servirá com área administrativa e Centro de Controle Operacional do ramal.

O site visitou o local semanas atrás e registrou vários aspectos da obra como o imenso Bloco A, um galpão onde serão feitas as principais atividades de manutenção, assim como alguns prédios de apoio e o túnel que irá conectar o pátio ao trecho operacional.

Um vídeo de drone publicado pelo governo do estado nesta semana mostra que a implantação das vias está evoluindo bem, com vários trechos já concluídos.

O pátio precisa ficar pronto antes do início da operação, prevista para daqui a três anos. Isso porque várias atividades de preparação para a inauguração dependem dele, como os testes com as composições da Alstom, do sistema de sinalização e energia, entre outros.

Embora bastante adiantado, o Pátio Morro Grande não é canteiro que mais avançou na obra da Linha 6. Esse título cabe ao poço SE Aquinos, que já atingiu 77,25% de execução.

Hall de bilheterias da estação Santa Marina (Jean Carlos)
Hall de bilheterias da estação Santa Marina (Jean Carlos)

Para quem não se lembra, foi lá que houve o rompimento do interceptor de esgoto, cujo vazamento inundou os túneis e os dois tatuzões em fevereiro de 2022.

Entre as estações, a mais perto da conclusão é Santa Marina, com 58,12% dos trabalhos atingidos. A pior é 14 Bis, com somente 6,38%.

Veja ranking de evolução:

Canteiro Tipo Porcentagem
Aquinos VSE 77,25%
Tietê VSE 68,04%
Pacaembu VSE 60,39%
Estação Santa Marina Estação 58,46%
Estação Perdizes Estação 58,12%
Estação Água Branca Estação 56,15%
Venâncio Aires VSE 55,17%
Pátio Morro Grande Pátio 54,97%
João Ramalho VSE 51,53%
Estação João Paulo I Estação 51,45%
Estação Brasilândia Estação 49,73%
Estação SESC-Pompéia Estação 49,46%
Estação PUC-Cardoso de Almeida Estação 47,02%
Estação Freguesia do Ó Estação 46,79%
Phillipini VSE 44,81%
Domingos Vega VSE 43,26%
Simão Velho VSE 43,04%
Faustolo VSE 39,63%
Estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado Estação 38,18%
Estação Bela Vista Estação 37,52%
Saldanha de Oliveira VSE 36,75%
Estação FAAP-Pacaembu Estação 34,66%
Sara de Souza VSE 28,62%
Pedroso VSE 28,08%
Estação São Joaquim Estação 25,63%
Estação Vila Cardoso Estação 23,78%
Mato Grosso VSE 22,35%
Estação Higienópolis-Mackenzie Estação 20,85%
Felipe Mendes VSE 19,58%
Felício dos Santos VSE 17,17%
Itápolis VSE 12,52%
Frei Caneca VSE 9,18%
-Estação 14 Bis -Estação 6,38%
Almirante Marques Leão VSE 0,00%

Até outubro de 2023. Fonte: LinhaUni via TSSilva

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