A apenas alguns dias da data prometida para liberar a operação plena da estação Vila Sônia, a ViaQuatro, concessionária responsável peloa Linha 4-Amarela, voltará a interromper o serviço no ramal.
No próximo domingo, 24 de abril, a Linha 4 ficará fechada das 4h40 até 14 horas para testes no sistema de controle de trens CBTC. Nesse intervalo, os passageiros que dirigirem às suas estações serão atendidos pelo serviço PAESE, de ônibus.
Trata-se da segunda vez que a ViaQuatro fecha o ramal para testar a integração das vias que vão de São Paulo-Morumbi até Vila Sônia, com o objetivo de homologar o trecho para operação comercial normal.
Atualmente, a nova estação, entregue em dezembro do ano passado, opera de forma assistida e em horário extremamente restrito – das 10 às 13 horas em dias úteis. O serviço gratuito exige que os passageiros passem pelos bloqueios de São Paulo-Morumbi no sentido Luz e tomem outro trem a partir dali. O governo do estado tem dito que a operação integral começará em maio, mas não especificou uma data.

Vila Sônia é a 11ª estação da Linha 4 e a última a ser entregue dentro do projeto original. O governo do estado também estuda levar o ramal até Taboão da Serra, com duas outras estações. Para isso, autorizou a ViaQuatro a realizar os projetos de viabilidade da implantação da extensão, mas até o momento nenhuma informação foi divulgada.
Além da estação, Vila Sônia também contará com um terminal de ônibus, incluindo um serviço gratuito para os usuários que desejarem seguir pela Linha 4-Amarela.
