Destaques

Pets já podem viajar acompanhados de seus donos nos trens do Metrô e CPTM

Governo do estado regulamentou transporte de animais domésticos de pequeno porte fora do horário de pico
Animais ganham luz verde para viajarem de trem, mas não será de forma tão confortável quanto na Inglaterra. (Virgin Trains)

Uma situação relativamente incomum foi finalmente resolvida pelo governo do estado. O transporte de animais domésticos em trens e ônibus intermunicipais passa a ser autorizado fora do horário de pico nas empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

O projeto de lei que regulamenta esse tipo de transporte foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado e prevê que animais de pequeno porte, com até 10 kg (também referidos como “pets”) poderão viajar dentro de trens do Metrô e CPTM além dos ônibus da EMTU desde que acomodados em containers próprios para essa finalidade. Segundo o governo, “Esse traslado deverá ocorrer sem prejudicar a comodidade dos passageiros e terceiros, sempre observada a proibição do transporte do animal que, por sua ferocidade, peçonha ou saúde, provoque desconforto ou comprometa a segurança do veículo e das pessoas presentes”.

Os animais poderão viajar acompanhados de seus donos entre 4h40 e 6h, das 10h às 16h e a partir das 19h até o fim do horário de funcionamento dos serviços. Apenas em casos mais graves e com a apresentação de documento emitido por veterinário será possível levá-los nos horários de pico.

Até hoje, o transporte de animais era proibido exceto em caso de cães-guia devidamente registrados. Com a nova regulamentação ao menos situações mais corriqueiras passarão a ser admitidas. Por outro lado, continuará proibido levar animais exóticos ou selvagens como ocorreu em junho do ano passado na estação Tatuapé. Três pessoas foram surpreendidas dentro de um trem da Linha 11-Coral transportando uma rara cobra píton dentro de uma mochila.

Veja também: Uso de transporte sobre trilhos aumenta na Grande São Paulo mas não tira carros da rua

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Um comentário

Click here to post a comment

Airway