Destaques Linha 4 Metrô de São Paulo

Presidente do Metrô promete entrega da estação Vila Sônia em 2020

Silvani Alves Pereira, no entanto, não se comprometeu com prazos de extensão até Taboão da Serra
Terminal Vila Sônia em construção | Foto: Caio Lobo - Via Trolebus

As obras da estação final da Linha 4-Amarela do Metrô, Vila Sônia, podem ser entregues no final de 2020, afirmou o presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, em uma visita às construções ocorrida no sábado, 27 de julho de 2019.

“Desde o dia 11 de fevereiro, a programação que o governador João Doria e o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, nos pediram foi a de que essa obra seja entregue até 2020 e esse é o cronograma. Estamos trabalhando para isso e aqueles pontos onde existem dificuldades vamos nos esforçar para que possamos tratar a tempo para que o projeto seja entregue à população dentro da nossa programação”, afirmou Silvani.

O processo de construção da estação, que será terminal da linha está 37% concluído. O túnel posterior a parada rumo a uma futura estação em Taboão da Serra foi escavado, e está na fase de acabamento. O segmento tem cerca de 3 quilômetros e será usado como estacionamento, manobras, além de abrigar uma ligação subterrânea rumo ao pátio Vila Sônia.

Estação Vila Sônia em construção | Foto: Caio Lobo – Via Trolebus

Extensão

A promessa de levar a Linha 4 após os limites da capital paulista é antiga, e as primeiras notícias vieram a tona em 2010, quando era previsto que o ramal chegaria ao município vizinho já em 2014. A chamada fase 3 conta com 2,7 quilômetros a partir do túnel posterior a Vila Sônia, e conta com uma parada intermediária. Em 2012, custo da obra era estimado em R$ 1,2 bilhão de reais.

No entanto, o presidente do Metrô não quis se comprometer com prazos. Afirmou que a decisão de levar o Metrô até a cidade está nas mãos do governador João Doria.

Veja também: Metrô deverá à Vila Sônia em até 18 meses

About the author

Renato Lobo

2 Comentários

Click here to post a comment
  • Uma coisa que venho lendo nos sites é que esse túnel posterior a Vila Sônia já tenha 3km, como isso é possível? Não seria apenas 800m mais ou menos além dos 1.5km do túnel de ligação entre a saída do pátio ao final da via?

    • Caro Kiritsu, essa extensão envolve todos os túneis e não apenas um, por isso dá a impressão de que a linha chegará perto de Taboão. Há um túnel principal e outro singelo para estacionamento de um trem “estratégia”.

Airway